[gt-educacao] sobre licenças e sites de ensino

Segunda Novembro 26 10:46:27 BRST 2012

Uma aluna me perguntou se determinado site de espanhol (
http://recursosdele.com) era livre ou não. Reproduzo minha resposta aqui
porque, na verdade, é uma pergunta que eu devolvi pros alunos refletirem e
gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso. Estou equivocada?
bjs e obrigada,
Ana

Vanessa, nem sempre é simples verificar isso. Geralmente eu começo
procurando informações sobre licença, condições de uso ou privacidade no pé
da página principal. Nesta, logo no pe da página principal encontramos:

Queremos expresar nuestro agradecimiento a toda la gente generosa de la
comunidad DRUPAL. Gracias también a ThemeBrain.
A Audacity, por sus facilidades para construir los audios.
A Jahzzar*, cuya excelente canción "So easy" ambienta y engrandece nuestros
audios. Os recomiendo que escuchéis sus creaciones (distribuidas bajo
licencia Creative Commons). No os dejarán indiferentes.
A todos nuestros amigos y colegas, que nos estáis ayudando tanto,
tantísimo, en la comunicación de esta página por el mundo entero.Y a toda
la buena gente que nos quiere, siempre nos anima y jamás nos demanda las
horas que no podemos dedicarles.
MUCHAS GRACIAS A TODOS. Sin vosotros esta página no sería posible.

Tema musical.  Autor: Jahzzar.  Canción: So Easy
(Jahzzar<http://freemusicarchive.org/music/Jahzzar/>)
/ CC BY-SA 3.0 <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/>

Como eu disse, em geral quem faz trabalhos livres gosta de dizer que faz.
Essa nota de agradecimentos cita os diversos softwares livres que usa
(drupal serviu para fazer o site, themebrain serviu para fazer o layout,
audacity serviu pra edição de áudio)  e cita a licença usada pela canção,
Creative commons.

É aí que começa a confusão: a licença Creative Commons By-Sa diz que:

Atribuição – Compartilhamento pela mesma Licença (by-sa)

<http://creativecommons.org.br/?attachment_id=59>

Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas
ainda que para fins comerciais, contanto que o crédito seja atribuído ao
autor e que essas obras sejam licenciadas sob os mesmos termos. Esta
licença é geralmente comparada a licenças de software livre. Todas as obras
derivadas devem ser licenciadas sob os mesmos termos desta. Dessa forma, as
obras derivadas também poderão ser usadas para fins comerciais. (fonte:
http://creativecommons.org.br/as-licencas/)

Ou seja, a leitura da primeira página indica que o site usa software livre
e material que deveria ser compartilhado sob a mesma licença, mas... veja o
que diz a página de termos de uso:
http://recursosdele.com/content/terminos-de-uso

*Todo el material publicado en nombre de Recursos de ELE (RecurSOS_d_ELE)
es propiedad de María RAMOS PASCASIO, excepto aquel que expresamente
especifique otra autoría.*

*Todos los audios y guías de aprendizaje son propiedad de María RAMOS
PASCASIO. Está prohibido el uso ilícito de los mismos*.

(este é o início, continuem lendo na fonte).

Acho muito esquisito e até contraditório este termo de uso, pois usou
software e licenças livres mas produz material que não é livre? O que acham?