[gt-educacao] Software educacional livre na Wikipédia 3

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Domingo Outubro 7 22:51:25 BRT 2012

Continuando as mensagens abaixo:

Francês: Logiciel éducatif libre
http://fr.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A9gorie:Logiciel_%C3%A9ducatif_libre

Alemão: Freie Lern-Software (ampliei, pois a categoria já estava criada)
http://de.wikipedia.org/wiki/Kategorie:Freie_Lern-Software

:-)

Abraços!

Saudações livres!

_______________________________
Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre
http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu

Continuando a mensagem abaixo, agora criei a categoria no idioma
italiano da Wikipédia.

Software libero per l'educazione
http://it.wikipedia.org/wiki/Categoria:Software_libero_per_l%27educazione

Fiz uma busca na Internet com as expressões entre aspas:

"Software educacional livre"
"Software educativo libre"
"Software libero per l'educazione"

O resultado da busca indica como primeiro endereço a página da categoria
na Wikipédia. :-)

Entre nosso idiomas mais próximos, minha ideia é criar a seguir a
categoria em francês. ;-)

Abraços.

_______________________________
Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre
http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu

Gente

Software educacional livre na Wikipédia

Fiz uma boa ação :-).

Em benefício de toda a comunidade.

Mas também em meu benefício e de meus alunos ;-).

Organizei a categoria software educacional livre na Wikipédia.

Lusófona: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Software_educacional_livre

Hispanoablantes:
http://es.wikipedia.org/wiki/Categor%C3%ADa:Software_educativo_libre

Ianque: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Free_educational_software

Deu algum trabalho... Selecionei entre os mais de 70 softwares aqueles
que são exclusivamente educacionais
http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/mais-de-setenta-programas-educacionais-livres.
Fiz busca de artigos na Wikipédia com cada um desses nomes de programas
nos três idiomas. Na versão ianque apenas adicionei os que estavam
faltando, pois a categoria já estava criada. Em português e espanhol
tive que criar a categoria e etiquetar cada artigo.

E você, deseja contribuir?

Uma possibilidade é criar as páginas traduzindo para o idioma de Camões
os artigos que existem no idioma de Cervantes. Por exemplo:
http://es.wikipedia.org/wiki/Kalzium,
http://es.wikipedia.org/wiki/KTurtle,
http://es.wikipedia.org/wiki/Smalltalk, etc.

A outra possibilidade é traduzir do inglês. Por exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/UCBLogo,
http://en.wikipedia.org/wiki/GNU_Smalltalk,
http://en.wikipedia.org/wiki/Etoys_(programming_language), etc.

Claro, você pode criar do zero uma página de seu programa educacional
preferido.

Observe quase ao final das páginas, no modo edição, o código necessário
para incluir o artigo na categoria software educacional livre.

Abraços.