[gt-educacao] Nossa participação na II Escola de Prosódia - UFES

Carlos Henrique de Castro chenriquebh em yahoo.com.br
Quarta Outubro 24 10:56:40 BRST 2012

Olá colegas do ACO e do grupo de educação do fisl!

Aproveitando a deixa da Adelma, também vou falar um pouquinho da minha participação em um congresso que estive na última semana, o LATINOWARE 2012.

Fui ao evento com a missão de apresentar o Grupo Texto Livre. Apresentei a palestra cujo resumo copio aqui:

Grupo Texto Livre: a cultura
livre no ensino, pesquisa e extensão universitária.
>A palestra objetiva
apresentar as experiências do Grupo Texto Livre, sediado na UFMG, que tem como principal
objetivo “promover um campo de pesquisa e produção interdisciplinar no uso das
tecnologias livres para o ensino”. Para tanto, o grupo trabalha com cursos de
graduação e pós-graduação, desenvolvimento de materiais didáticos e
documentação sobre softwares livres, promoção de congressos e seminários
on-line, manutenção de um periódico científico, desenvolvimento de softwares e
tutoriais inteligentes.

Foram uns 45 minutos de apresentação acrescidos de outros 10 de perguntas. Considero que foi um sucesso grande tendo em vista que conseguimos encher uma sala de cerca de 30 pessoas no primeiro dia do congresso, de 5 a 6 da tarde, sendo que a cidade onde aconteceu o encontro, Foz do Iguaçu, é cheia de atrações. E mais, o público, formado, em sua maioria por educadores, pelo que pude notar pelos interesses demonstrados ao final da apresentação, ficou super curioso sobre como participar de nossos congressos, como usufruir dos futuros serviços do 'Portal do Professor Livre na Rede', como são nossas palestras on-line, entre outras curiosidades. Fiquei super feliz em poder contribuir e mostrar para esse público a relevância do nosso grupo e de nossos projetos. Deixei nossos contatos e, creio, devemos receber e-mails de interessados em agregar aos nossos projetos nos próximos dias. Vamos ver né!? Dedinhos cruzados aqui.

Envio em anexo a minha apresentação.

Adicionalmente, como leigo em programação que sou, procurei assistir apresentações da área da educação. Com todas as minhas restrições, acho que consegui aproveitar bastante em palestras sobre mobile-learning, SL na inclusão de PNEs, SL para webconferências em EaD e SL para uso na academia. É uma pena que muitos palestrantes apresentem trabalhos para seus iguais e não pensem nos leigos em programação, como eu. Enfim, foi proveitoso mesmo assim.

Lá encontrei Marinez, Fred, Léo Zenha, Liduína, Cris (a carioca, não a Matte) e conheci várias outras pessoas do meio SL/Academia. Uns rapidinho, rapidinho, outros com um tempinho mais pra trocar impressões e dicas.

Agradeço, especialmente ao Fred e à Ana Matte, pela oportunidade.

A organização tava show de bola. Todos muito atenciosos, infraestrutura fantástica, soluções sempre rápidas para as pequenas dúvidas ou probleminhas que foram poucos, pelo que notei.

Abraços,

Carlos Henrique S. de Castro
31-8463-6946 / 31-3267-8732 / 31-9747-7330

< http://lattes.cnpq.br/8846976753165320  >