[gt-educacao] Tabuleta do MEC

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Sábado Janeiro 5 18:40:43 BRST 2013

Olá Rafael,

Consta no registro RP04205 do Livro da Grande Teia que
Rafael, em 04/01/13 escreveu o seguinte:

> Se o professor não concorda com os termos de uso do Gmail ele será
> despedido por não poder usar o equipamento de trabalho?

Não. Nenhum professor é obrigado a usar nenhum tipo de tecnologia em
sala de aula. Além do mais, como disse na outra mensagem, ele pode usar
a tabuleta sem ativar a conta da Google.

> Para trabalhar ele precisa receber anúncios publicitários ou fornecer
> seus dados a uma empresa de marketing?

Aí vai depender do que ele instalar no aparelho.

> Para dar aula ele precisa disponibilizar anúncios publicitários aos
> alunos?

Uma pergunta muito pertinente. E talvez a que menos pessoas estão
fazendo. É sempre bom lembrar que a grande maioria das aplicações
"gratuitas" da lojinha da Google trazem junto anúncios baseados no uso
que você faz do equipamento. E aí, como fica isso?

> Estamos diante de um problema fundamental...
>
> Em seguida virão os tablets para os alunos... a era do spyware na
> educação...

Na verdade de vários problemas fundamentais: qual o uso educacional que
se fará desses equipamentos?  (acho que essa é a questão mais importante
e que menos aparece nas discussões) as crianças que utilizarão as
tabuletas têm idade (legal) para acessar serviços on-line? se um dos
pais ou responsáveis pela criança não concordar com o acesso
indiscriminado à Internet, o que pode ser feito? as pessoas serão
orientadas dos riscos que elas correm caso os equipamentos sejam
furtados, uma vez que eles armazenarão uma série de informações
pessoais, como senhas e até cartão de crédito?

Pois é.....

Um abraço e até mais.

Frederico
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)