[gt-educacao] log da reuniao do gt - 05/03/2013

Fa fconti em gmail.com
Quarta Março 6 04:51:48 BRT 2013

Oi gente

Perdoem-me mas estava quase dormindo a reunião toda.
Nem conseguia digitar.

E quando fui ao banheiro acabou  :(

Li o log e fiquei triste pois ninguém me chamou. :'(

-

Mas, deixem-me contar algumas preocupações:

Fiquei com uma impressão bem ruim dessa história de ter eventos
separados e o chamamento do pessoal de pesquisa.

Parece-me que como o Wilkens disse "as universidades ainda não conseguem
enxergar o fisl como um locus de investimento" alguém está querendo
arranjar uma porta pra isso acontecer.

E essa ideia não é ruim. Pois, se houver dinheiro na universidade,
dificilmente vai para aquele mínimo destinado ao Ensino. Vai para a
pesquisa.

Mas a luta por esse dinheiro é pior que rinha de galos. E, duvido que
daí sobre um centavo.

Ou seja, a menos que faça-se surgir uma rubrica muito específica não
haverá grana para nós.

Mas, o grande problema é o pessoal envolvido.

Não sei se todos são assim, mas a impressão que tenho é que quem gosta
de software livre, cultura livre aparece, se revela, chega. De um jeito
ou de outro.

Já os que não se interessam por software Livre podem até usar algum, mas
apenas para se livrar de custos. E, em geral, nem sabem quase nada sobre
software livre e licenças. E nem querem saber. E não se interessam por
nada que não seja o próprio laboratório deles. A maioria nem pensa na
sua área. Isso só dizem da boca pra fora, por exemplo em congressos.
Apenas pensa no próprio espaço deles.

Parece ser uma consequência do conceito de microempresário que a
política quantitativa de produção cientifica que CAPES, CNPq, FAPESP(?)
implantaram tão bem.

Eles foram criados dentro da lógica que financia copyright, marcas e
patentes. E não se preocupam com a lógica. Não se preocupam com o fato
de dinheiro do mundo subdesenvolvido só se destinar a forrar bolsos de
grandes firmas de advogados do primeiro mundo.

E e quase isso que seus próprios laboratórios fazem comprando
equipamentos e reagentes de empresas do primeiro mundo. O destino só
deixa de ser exclusivamente os advogados.
Parece-me que há uma ponte entre o pessoal tecnicista já ligado ao FISL
e esse pessoal. E, talvez em alguns aspectos, eles são muito mais
próximos que nós e o FISL :'(

Beijins
Fa
"A mata é virgem porque o vento é fresco."

Ubuntu User number is # 32559

eles poderão estar no formato ODF,
um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/

O melhor anti vírus é usar Linux :)
Conheça o Ubuntu 12.10! http://www.ubuntu-br.org/

Em 05-03-2013 22:44, Anacris escreveu:> 5 de março de 2013

> [...]
 > educação como projeto da entidade e não apenas como um gasto a mais
no fisl?
 > [21:21] <AndersonAlencar> certo
 > [21:21] <AndersonAlencar> mas, será que não existe pessoas internamente
 > com esta clareza?
 > [21:21] <akenaton> a ASL, pensa desta maneira???
 > [21:22] <wilkens> afinal a ASL é uma das mais representativas entidades
 > das práticas defendidas pelo movimento do software livre no Brasil,
 > senão na América Latina
 > [21:22] <faconti> a ideia tá errada. Educacao nao e' custo.
E'investimento
> [...]
 > inclusiva";
 > [21:42] <cllarica> inclisuva...
 > [21:42] <wilkens> claro que vocẽs têm total abertura para discutir isso
 > e popor alternativas
 > [21:43] <cllarica> que tal se pensassemos em colaborativa
 > [21:43] <wilkens> sem problema Cllarica...tá dentro do ideia
 > [21:43] <akenaton> Qual o Espaço que teremos???
 > [21:43] <cllarica> na verdade eu acho que ainda estamos em fase de bater
 > na lógica de que o fisl é um encontro técnico
 > [21:44] <cllarica> pra construir a idea de que é um evento de CULTURA
LIVRE