[gt-educacao] Singela homenagem às mulheres.

Sexta Março 8 12:44:44 BRT 2013

A elas com carinho:

Mais que um dia festivo, hoje é dia de contemplação da riqueza
existencial revelada na beleza da mulher. Existência que se renova na
força do feminino. Uma força contrária à fraqueza dos brutos, que
exala perfume de humanidade, que faz a morte render-se à sacralidade
da vida.

Hoje é um dia que dispensa a demagogia das palavras, que exige
maturidade dos homens de boa vontade, que chama ao engajamento pela
causa de todos. Uma causa da mulher e do homem: parceiros de uma
história que neste dia ganha novos contornos, em razão do afinamento
masculino com os valores maiores da vida.

Hoje é dia de esperança, mas não de esperar, nem de desesperar. Aliás,
esperança essa que me encanta, esperança que não me prende ao chão da
existência, mas arrebata-me em direção ao mundo, colocando-me de
frente para os desafios da vida. Desafios entre quais está o mais
urgente, o de reconhecê-las como iguais, como parceiras/companheiras
da mesma caminhada.

Hoje é dia de vencer o machismo caduco. É dia de renegar a lente
patriarcal como viseira alienante e condicionadora aos ditames do
macho. É dia festivo, dia delas, mas também nosso. É dia de reflexão
e, por isso mesmo,  dia de mudança de mentalidade. Dia para se iniciar
novas práticas, dia de reconciliação do masculino com o feminino da
vida. Dia da mulher, mas também dia de reencantamento do homem com a
mulher.

Num dia como este, desafio meus companheiros masculinos à um novo
olhar para a vida e com a vida. Chamo-os ao compromisso com a justiça.
Incito-os à rebeldia contra os sistemas caducos que insistem na
opressão da mulher. Afinal, hoje é dia de reconhecê-las como ser
símbolo do nascimento da humanidade. Dia de percebê-las  como locus
sagrado, de onde surge a esperança de um outro mundo possível.

Hoje é dia de chamá-las pelo seu nome e é isso que farei agora mesmo:
dedico essas linhas à minha amada Paula e às minhas filhas Edna e
Isabella, em nome de quem saúdo todas as mulheres do mundo.

Agora é a sua vez. Elas e a vida te esperam, de braços abertos. Até a próxima!

Wilkens Lenon Silva de Andrade

Texto original: http://paraibaonline.com.br/colunistas_inc/72/8442