[gt-educacao] Tablet Educacional

Jocemar do Nascimento jocemarn em ig.com.br
Quinta Outubro 17 12:37:15 BRT 2013

1) Quais as vantagens reais dos tablets sobre os note ou netebooks, ou
mesmo sobre os computadores dos laborátórios de informática educativa, que
são fixos? (vamos excluir, por enquanto, a limitação dos comps dos labs não
serem portáteis, ok?)
2) Por outro lado, quais seriam as vantagens dos computadores
convencionais, notes/netes/desktops?

Tablets> Excelentes para consumo de conteúdos, livros, jogos educativos,
navegação na internet. Pode ser uma excelente ferramenta para o trabalho na
Educação Infantil, durante o processo de alfabetização. Mobilidade

Netbooks: Permitem a produção de conteúdos nas salas, com apoio direito do
professor, interessante seria a possibilidade dos alunos levarem os
dispositivos pra casa, mas inviável na maioria dos contextos escolares,
devido as diversas realidades familiares em que os alunos estão inseridos.
(Mobilidade)

Laboratórios: um diferencial em se ter um espaço separado para o uso do
computador é a espectativa que esse espaço gera nos alunos, alem de ser um
espaço que normalmente é estruturado para esse trabalho.

3) Quais as limitações dos tablets? (não esqueçamos dos repositórios de
conteúdo que, a meu ver, são um ponto chave da questão).

Ausência de um teclado, isso limita a produção de um texto, aqueles
teclados pra tablets tem diversas limitações, alem do que a maioria dos
recursos educacionais encontrados na internet ainda são produzidos em
Flash, o que os torna incompativeis com android. No nosso caso estamos
adaptando algumas das atividades produzidas na nossa rede para HTML5 com
excelentes resultados.

4) Quais seriam as limitações dos computadores communs, tirando o fato dos
que estão nos labs e não sejam portáteis?

No caso especificos dos laboratórios fornecidos pelo MEC os chamados
Multiterminais, o principal problema que encontramos foi a ausencia de
peças de resposição após o termino da garantia. Visto que o hardware usado
é proprietário, constrastando com a ideia do software livre embarcado no
dispositivo.