[gt-educacao] MEC receberá propostas de aplicativos para tablets
Paulo Francisco Slomp
slomp em ufrgs.br
Quarta Setembro 18 15:59:45 BRT 2013
MEC receberá propostas de aplicativos para tablets
Sexta-feira, 13 de setembro de 2013 - 17:58
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19070
O Ministério da Educação abriu inscrições até 21 de setembro para o
recebimento de propostas de aplicativos educativos para tablets, que
tenham por objetivo enriquecer o currículo dos alunos, bem como
contribuir para a formação continuada dos professores.
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, o
aplicativo deve ser totalmente gratuito para o usuário, funcionar no
sistema operacional Android 4.0 e ficar hospedado na loja virtual Google
Play. Os aplicativos inscritos devem estar redigidos em língua
portuguesa, ou traduzidos para o português do Brasil. Também serão
aceitos aplicativos educativos nos idiomas inglês e espanhol, desde que
sejam aplicativos de cursos dos respectivos idiomas.
Os aplicativos podem ser desenvolvidos para quatro áreas diferentes. A
primeira delas é de enriquecimento curricular, voltada para as
diferentes etapas da educação básica. Há também duas áreas voltadas para
a capacitação dos professores e por fim, uma área para desenvolver
aplicativos acessíveis para alunos com deficiência, transtornos globais
do desenvolvimento e altas habilidades-superdotação.
Em 23 de setembro, haverá a instalação de um comitê técnico, que
avaliará as propostas inscritas. A homologação dos resultados será
publicado no DOU em 22 de novembro. O prazo para recursos vai de 25 de
novembro a 2 de dezembro. Os resultados finais sairão em 10 de dezembro.
Experiência – O professor Rony Claudio de Oliveira Freitas, do Instituto
Federal do Espírito Santo, desenvolveu um aplicativo de matemática
baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria
Montessori, utilizado para ensinar conceitos de número e operações
aritméticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Segundo ele, a intenção é transformar o processo de aprendizagem de
matemática em algo interativo e lúdico. Rony explica que o professor
pode utilizar o aplicativo como forma complementar ao que já realiza em
sala de aula com os materiais tradicionais. Ele pretende também criar um
software para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento da
atividade nesse aplicativo, fornecendo dados sobre o desempenho dos
alunos, o tempo gasto, e a trajetória de resolução.
A criação do aplicativo é fruto da continuação da pesquisa de mestrado
do professor Rony, intitulada Um Ambiente para Operações Virtuais com o
Material Dourado. A pesquisa de mestrado resultou em um software. Em
2012, o docente participou de um edital de incentivo a projetos de
pesquisa do campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo, em
que foi contemplado e recebeu apoio financeiro para o projeto Um
aplicativo para Android como potencializador da aprendizagem de
conceitos de número e operações aritméticas. A parte técnica do
aplicativo foi desenvolvida por José Alexandre Macedo, estudante do
mestrado em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo
(Ufes). O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no Google Play
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.multibase.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da assessoria de
comunicação social do Instituto Federal do Espírito Santo
Confira o edital
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=14096&Itemid=
, na íntegra, e a retificação do cronograma
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=14100&Itemid=
.
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34864
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Paulo Francisco Slomp
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