[gt-educacao] Buscando ajuda, sugestões, dicas sobre gerenciamento de Lab de informática educacional

Terça Setembro 24 09:50:50 BRT 2013

Bom dia gente,

Eu fui convidado pelo promotor de justiça de defesa da educação aqui
de Campina Grande, minha cidade, para mostrar a ele e sua equipe, a
proposta do software livre voltado para a educação, o que fiz com
grande prazer e alegria. Dessa conversa que, aliás, foi muitíssimo
produtiva, ele me solicitou um projeto que viabilizasse o melhor uso
dos laboratórios de informática para as escolas aqui da cidade. Isso
significa que tenho (temos) uma grande chance de intervir
positivamente nas escolas da cidade no sentido de ajudá-las a tirarem
o melhor proveito dos softwares livres instalados nos sistemas desses
laboratórios, que também são livres. Na grande maioria está instalado
o Linux/Educacional.

Assim, vim buscar a ajuda de vocês. O que tenho em mente?

1) Escrever um projeto para gestão dos labs com o foco num grupo de
usuários interessados em formar uma equipe interdisciplinar para
cuidar desses laboratórios. Não apenas isso, mas que estejam
interessados em formar comunidades para trocar conhecimento e repassar
isso às escolas. Penso em grupos pequenos inicialmente. O ideia é
encontrar esses sujeitos nas escolas e trabalhar com eles a lógica da
filosofia GNU.

Bom, é isso. Preciso de ideias, sugestões, dicas, material, um esboço
de projeto se alguém tiver, etc. Acho que temos uma chance concreta de
fazer história aqui em minha cidade e compartilhar os bons resultados
no futuro. Aguardo a ajuda de vocês amigos. Obrigado.

Abraços.

Em tempo: embora a promotoria não possa obrigar os gestores públicos a
fazer algo ou colocar em prática uma política pública, todavia pode
sugerir e recomendar. No caso de Campina Grande, existe grande
respeito e abertura da parte dos gestores ao trabalho da promotoria da
educação.