[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

"Aurélio A. Heckert" aurelio em colivre.coop.br
Sexta Agosto 22 14:44:58 BRT 2014

On 22-08-2014 13:36, Thiago Zoroastro wrote:
> O desafio Aurium é proporcionar essas instruções pela liberdade de
> expressão sem gerar FUDs (principalmente /Uncertainties/ e /Doubt/) à
> liberdade de expressão e às pessoas sobre o qu fazem. Se coloca-se
> /daquele jeito? Qual aquele jeito?/
Não sei se vc chegou a ver o SO original do UCA, implementado por uma
empresa que já não lembro o nome, (mal) baseado numa distro de nicho e
não popular. O menu de ambiente nem cabia na tela do UCA; o tema de
janelas ocupava espaço em vez de economizar; Usaram KDE numa maquina
super limitada; as partições tornavam o HD inutilizável, pois enchia com
pouco uso; A máquina não inicializava com HD cheio e era
desnecessariamente complicado solucionar o problema... Na época listei
uma página de problemas.

Tenho certeza de que se vc tivesse visto aquele SO no UCA teria palavras
mais pesadas para referenciar "aquilo". ;-)

> Ok o Ubuntuca e todos os outros poderiam não ser tão perfeitos, mas
> essa variabilidade é muito bom de se ter.
Sim! Variabilidade é muito importante. É exatamente por isso que
reclamei do povo só pensar em soluções Ubuntu.

Na real a minha solução poderia ser feita com Ubuntu tb, mas pq fazer
isso se a proposta era uma distro crua com Sugar, né?

> E todos tem que ser responsáveis pelos sistemas operacionais que
> deixam para as pessoas: /Qual a condição minimamente aceitável que
> temos para deixar um GnuU/Linux para a pessoa?/
> 1. Central de Aplicativos; 2. Conhecimento da comunidade; 3. Ciência
> de alguns conceitos básicos. Não necessariamente nessa ordem, IMHO.
Central de Aplicativos - Ligado a um repositório fortemente mantido (ex:
Debian, Ubuntu, Fedora) *(esse ponto parece ser central nesse debate)*
Conhecimento da comunidade - Sim!
Ciência de alguns conceitos básicos - Por quem? Esses conceitos básicos
não são compartilhados pela maioria das distros?

Mas se a questão na verdade for "/Qual a condição minimamente aceitável
que temos para deixar um Gnu/Linux para a *pessoa leiga*?/" O principal
é um contato técnico permanente. Mesmo quem usa Windows, ou Ubuntu (ou
minha mãe que usa Debian), num momento crítico sempre dependem de alguém
para fazer algo que consideramos banal, mas a insegurança desliga o
cérebro das pessoas (isso inclui a gente em outras áreas tb).