[gt-educacao] Tabuletas, celulares e banda larga

breno.listas-sl em internet100.org breno.listas-sl em internet100.org
Domingo Dezembro 28 22:45:51 BRST 2014

Para completar o circo, as nossas maravilhosas operadoras de telefonia
móvel, seguindo o padrão jurídico brasileiro, alteram as regras para
pré-pago, quer dizer, não alteram, estava no contrato o tempo todo mas
"promocionalmente"...  Resumindo:

- por dia tem 10 Mb para acessar a internet
- se acessar apenas facebook, twitter e whatsapp, não vai ser descontado
dos 10 Mb (Um grande viva à neutralidade)
- se a pessoa se atrever a abrir duas ou três páginas na wikipedia por
exemplo, a operadora vai cortar a internet, "simples assim" (citando o
slogan da oi).

O corte é corte, ou seja, se a pessoa resolver pagar R$ 1.500,00 em
créditos para baixar via 2G uma ISO de uma distribuição gnu/linux, não
vai conseguir pois a cada 10 mb a conexão será cortada. Ou seja, isso
não pode ser considerado acesso à internet. Algumas operadoras permitem
pacotes maiores, tem o que corta com 30 mb e o que corta com 100, mas
igualmente é uma droga.

A venda de tabuletas no país está em crescimento, estamos diante de uma
triste realidade em que a maioria das crianças pararam de desejar
brinquedos ou livros e passaram a querer ter uma tabuleta em um efeito
cascata, de crianças na escola ou na creche já tendo tabuleta e o bom e
velho "eu tenho você não tem" proibido de ser mostrado na TV lá na
década de 90.

As tabuletas mais comuns são aquelas vendidas na rua, vendidas no
supermercado, vendidas nas livrarias, presentes até dentro de escolas.
São tabuletas com baixo poder de processamento, pouca memória, que
geralmente dependem fortemente da "núvem", geralmente com telas de 7
polegadas que é requisito mínimo nas guidelines para hardware do google
para instalação do android. Basta assistir 20 minutos de shoptime na TV
para ver propaganda de diversas tabuletas feitas especificamente para
crianças:

Baixa qualidade
http://www.shoptime.com.br/produto/121170495/tablet-every-kids-8gb-wi-fi-tela-7-android-4.4-dual-core-amarelo
Recursos Fotográficos: Zoom digital 3x, resolução 2MP, tamanho
240x320... Detalhe: 320x240 = 0,076 megapixels.

Positivo e Philco tem tabuletas de semelhante qualidade.

E aquela screenshot da tabuletas pra crianças com o facebook no desktop?
Não tinha que ter 13 anos no mínimo para poder usar? Mas quem se
importa, isso é brasil.

As tabuletas ficam baratas graças ao lado patrocinado da coisa, é como
as impressoras de cartucho que custam valores irrisórios depois vem a
paulada de R$ 70,00 o tubo de tinta para imprimir 200 folhas. Num estudo
recente:
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/view/8714
os pesquisadores discutem esta relação entre brinquedos e tabuletas, eu
destaco aparte sobre os meios de monetização, sendo que em aplicativos
"grátis" disponíveis nas principais lojas, 60% utilizam banners de redes
de anunciantes como admob, a segunda mais comum é a venda de itens
dentro do aplicativo.

Nesta monetização, há muito lucro envolvido, a criação do perfil da
criança que detém a tabuleta, os dados de rede (contatos), a
geolocalização, tudo para exibir banners personalizados e ditar à
criança o que ela deve gritar aos pais seguido de "eu quero".

Ainda tem os "itens", a criança instala o app grátis, pode jogar 3
jogos, os outros 150 são pagos, um pouco de choradeira e os pais já tem
uma fatura de R$ 400,00 em compras de itens inúteis em apps inúteis em
um dispositivo do mesmo nível de um caça níqueis.