[gt-educacao] Respaldo para o GNU/Linux na area educacional

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Terça Julho 29 22:42:57 BRT 2014

Olá colegas dos grupos,

Em primeiro lugar, peço desculpas pela publicação em várias listas, mas
é que estou precisando do máximo de ajuda aqui.

Contextualizando rapidamente, aqui em BH utilizamos, em todas as
escolas da prefeitura, uma distribuição GNU/Linux própria chamada
Libertas (que é, basicamente, uma Debian personalizada). O problema é
que essa distribuição nunca teve apoio institucional, a não ser em seu
início de desenvolvimento, no final dos anos 90 e início dos 2000. E
sofre constantes ataques e questionamentos, mesmo com todas as
evidências técnicas e pedagógicas apontando o sucesso do modelo que nós
implementamos. Eu estou responsável pelo seu desenvolvimento desde 2007
e, regularmente, tenho que ficar produzindo relatórios de quanto
custaria trocar todo o nosso parque por software proprietário. Sim, uma
avaliação puramente financeira, pois apesar de eu estar em um órgão
público, discussões como "uso ético", "empoderamento" e "liberdade"
recebem a etiqueta de "ideologia" (como se fosse algo negativo) e são
simplesmente ignoradas.

Pois bem, não satisfeitos com isso, agora fomos questionados quanto à
"modernidade" da nossa opção. Literalmente, alguém falou com a
secretária de educação que o "uso do Linux deveria ser repensado, pois
é um atraso". Aí fui incumbido de apresentar outros casos de uso do
GNU/Linux em ambientes educacionais, pra "provar" que não é bem assim.
Sim, é um papel miserável esse, mas é o que eu sou obrigado a fazer
para evitar que entupam as nossas escolas com software proprietário (e
acreditem, a pressão é muito maior do que eu consigo expressar nessa
mensagem).

Por isso estou pedindo a ajuda de vocês. Por favor, me enviem casos de
usos educacionais do GNU/Linux que vocês conheçam, preferencialmente
algum que tenha ficado famoso ou ganhado algum tipo de reconhecimento
(porque, infelizmente, é o que convence essas pessoas). Podem enviar
outros casos de grandes implementações também, mesmo fora da área da
educação (pois pretendo estender minha argumentação a outras áreas).

Como disse acima, é um papel horrível esse e eu tenho vergonha de pedir
esse tipo de ajuda, mas realmente a coisa aqui tá bem complicada.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)