[gt-educacao] Sobre CMS e educação

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Terça Junho 3 09:22:57 BRT 2014

Oi Pessoal,

Esta conversa pode ser interessante para a lista do gt-educação do FISL
e do GESOLE - por isso envio para ambas.

Da discussão sobre o codeacademy, gostaria de aprofundar um ponto que
levantei numa das mensagens. Quando estamos falando de educação, acho
que um CMS pode ter um papel pedagógico demasiado importante de modo que
analisá-lo apenas como um serviço na mesma ótica do Stallman [1,2], nos
artigos da FSF pode ser simplificado demais.

O Moodle é um ótimo exemplo pois ele modifica a dinâmica educacional: a
interação entre alunos, entre alunos e professores e entre professores -
de modo que o serviço de acesso ao conteúdo não é a única coisa
importante. Pergunto: um chat no moodle é um simples elemento de um CMS?

Acho que no caso do chat a limitação é mais evidente: Para estes artigos
[1,2] me parece que é um serviço. Entretanto, os primeiros chats rodavam
apenas nos computadores dos interlocutores, que se conectavam
diretamente, sem a dependência de um terceiro. Eram programas executados
por quem queria "teclar". Hoje isto é substituído por serviços, seja IRC
ou um webchat - ilustrando o que me parece a substituição de programas
que executavam nos nossos computadores por um serviço (SaaSS?). Acho que
o ponto fraco dos artigos seja que eles consideram apenas as
possibilidades de programas que podem ser executados em um computador -
ele ignora as possibilidades dos programas serem executados em pelo
menos dois computadores; em específico, ignora o potencial das redes
mesh e P2P.

Seguindo a mesma linha, entre as funcionalidades de i) chat, ii) fórum,
e iii) Wiki, que tem escalas de tempo e o níveis de interatividade
diferentes, podemos objetivamente colocar uma linha divisória entre CMS
comum e algo que pode ser considerado SaaSS? Estas são questões que,
precisam ser aprofundadas; estão no limiar do que é tratado nos artigos
sobre serviços de rede [1,2] e, me parece, são esclarecimentos que tem
consequências profundas para a educação.

Abraço,
Rafael

[1] - https://www.gnu.org/philosophy/who-does-that-server-really-serve.html
[2] -