[gt-educacao] Tim Berners-Lee e os formatos abertos

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Domingo Setembro 21 20:40:17 BRT 2014

Apresentação no TED 2009 de Tim Berners-Lee, o criador da Web

Dados em formato fechado bloqueiam o conhecimento

Dados abertos ou livres possibilitam o avanço do conhecimento

---

Fonte: http://www.ted.com/talks/tim_berners_lee_on_the_next_web/transcript?language=en

Voltemos para 1989: escrevi um rascunho propondo um sistema global de hipertexto. Ninguém fez algo com ele. Mas, 18 meses depois - é como a inovação acontece -, meu chefe disse que eu poderia trabalhar lateralmente naquela proposta, com se fosse algo recreativo, para realizar testes com um novo computador que havíamos recebido. E então me concedeu tempo para programar. Basicamente rabisquei o que o HTML deveria ser: protocolo de hipertexto, HTTP, a ideia de URLs, esses nomes para as coisas que iniciam com HTTP. Escrevi o código e publiquei.

Por que fiz isso? Bem, foi basicamente por frustração. Eu estava frustrado. Trabalhava como engenheiro de software em um laboratório imenso e entusiasmante, com muitas pessoas vindas de várias partes do mundo. Pessoas que trouxeram consigo muitos tipos de computadores. Havia todo tipo de dados em diferentes formatos. Todos os tipos de sistemas de documentação. E então, nessa diversidade toda, para descobrir como construir algo com um pouco disso e com um pouco daquilo, com tudo que encontrei, tive que conectar maquinas diferentes, tive que aprender a usar novos programas. Encontrei informações em diversos formatos. E eram formatos incompatíveis! Foi muito frustrante. A frustração era por conta de todo o potencial que estava sendo bloqueado.

[...]

---

Proposta original de Tim Berners-Lee em 1989: http://www.w3.org/History/1989/proposal.html

http://www.ted.com/talks/tim_berners_lee_on_the_next_web/transcript?language=pt-br