[gt-educacao] Avaliação das atividades do GT Educação no FISL

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Quarta Julho 29 10:21:07 BRT 2015


Avaliação das atividades do GT Educação no FISL

Fonte: http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/meninas-conquistam-espaco-na-area-da-robotica

[...]

Robótica em alta na educação

No sábado (11), o Grupo de Trabalho de Educação do Fórum Internacional Software Livre se reuniu na sala Paulo Freire para fazer uma avaliação das atividades realizadas durante os quatro dias de evento. Na ocasião, os membros dos GTs Robótica e Educação anunciaram um evento na área de educação e robótica que deve ocorrer no segundo semestre de 2015.

“Durante o FISL, nossos espaços voltados para a área estão sempre cheios, pois o conceito de educação está se ampliando e se transformando. Por isso, surgiu a ideia de fazermos um evento focado em robótica e educação e que seja itinerante”, explicou a coordenadora do GT Educação, Clarice Abrahão. 

Ainda pouco trabalhada nas escolas brasileiras, a robótica permite que a criança exercite além da criatividade, a lógica, muito necessária em todas as outras áreas do conhecimento. “Atualmente, os materiais didáticos que temos não são muito acessíveis e próximos da realidade educacional brasileira. A robótica está muito presente em nossas vidas, mas não estamos trabalhando com a mesma intensidade nas escolas”, explicou um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Robótica Livre do FISL, Eloir Rockenbach.

*Na foto acima, Clarice (esquerda) e a colega Elizabeth, membros do GT Educação do FISL e funcionárias da Secretaria de Educação de Porto Alegre, respondem a enquete sobre quais seus softwares livres favoritos. Elizabeth e Clarice utilizam Inkscape, Scribus, Gcompris e OpenShot.

-- 
_______________________________
Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre
http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu


More information about the Gt-educacao mailing list