[gt-educacao] Participantes da Oficina Introdução à Linguagem Logo colocam a mão na massa

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Quarta Julho 29 11:16:09 BRT 2015


Participantes da Oficina Introdução à Linguagem Logo colocam a mão na massa

http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/participantes-da-oficina-introducao-a-linguagem-logo-colocam-a-mao-na-massa

Texto: Caroline Menezes Escobar
Foto: Carolina Trindade

Programar pode sim ser coisa de criança, é o que explica e demonstrou o programador Marcus Vinicius Correa Barcelos na oficina Introdução à Linguagem Logo através do KLogo-Turtle Mobile. Também participou do encontro o professor da Universidade de Uberaba, Danilo Rodrigues César, que participa do projeto KLogo Turtle.

A atividade contou um pouco da história da linguagem Logo e introduziu os participantes aos comandos do código, que somam 24 funções. A linguagem é considerada simples porque é intuitiva e pode auxiliar no ensino de algoritmos e geometria para adultos e crianças.

Os participantes executaram exercícios no software KLogo-Turtle Mobile, colocando em prática o que lhes foi ensinado em teoria. Eles puderam ver o resultado dos exercícios em demonstrações com placas que acendiam lâmpadas de led,conforme o comando que haviam criado.

Quase tão simples quanto chutar uma bola, programar com o Logo é praticamente uma aula de matemática, onde o usuário calcula todos os passos a serem executados. "Você quer que ele dê 50 passos para frente, então,usando os comandos,você vai programar FT 50, e ele vai executar",explica Marcus Vinicius.

Mas afinal, o que é o Logo e o KLogo-Turtle?

O código foi criado nos anos 70 e é baseado em comandos semelhantes a linguagem natural e no construtivismo. É uma linguagem tão simples, que pode auxiliar no ensino. "O Logo surgiu para educar através da tecnologia", conta.

O KLogo-Turtle é a ferramenta de execução desse código. É uma plataforma intuitiva que, junto à linguagem, exige do usuário raciocínio lógico e atenção. O software também pode ser acessado pelo sistema operacional Android.

Saiba mais sobre o Projeto KLogo-Turtle em www.klogoturtle.sourceforge.net

-- 
_______________________________
Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre
http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu


More information about the Gt-educacao mailing list