[gt-educacao] Ensinando Programação para formar Não-Programadores

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Quarta Julho 29 11:21:11 BRT 2015


Programação que empodera

http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/programacao-que-empodera

Por Jéssica Moraes, da Comunicação Colaborativa

A palestra "Ensinando Programação para formar Não-Programadores" foi mais uma atração do primeiro dia do FISL. Ministrada por Gabriel de Souza Fedel, Tel Amiel e Alexandre Aguado, com participação remota de Flavia Linhalis, o encontro foi uma exposição de como funciona o projeto Jovem Hacker, que tem como objetivo auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente e esteja melhor preparada para definir os rumos do desenvolvimento tecnológico na sociedade.

Os instrutores do projeto buscam compartilhar e construir conhecimento sobre cultura digital, software livre, recursos e dados abertos, e o trabalho colaborativo, num curso que ensina muito mais que programar. O objetivo é formar hackers autônomos tecnologicamente. "Queremos ensinar quem é curioso. Quem quer fuçar. Esse é um trabalho colaborativo," explicou Fedel. A ideia é que os códigos não sejam perfeitos, assim a pessoa pode deixar na rede e outra completá-lo. "Chamamos isso de gambiarra, vamos mexer sem sofisticação. A pessoa tem que se sentir empoderada ao programar", salientou Amiel.

O Projeto Jovem Hacker, iniciativa do NIED (Unicamp) e do Coletivo Revoada, está sendo conduzido em duas cidades em 2015: Campinas e Capivari. As experimentações e currículos são distintos, mas com planejamento conjunto que distribui o conteúdo em módulos, e tem seu foco no aprendizado através de projetos práticos e colaborativos, ao longo de 4 meses de curso. Parceria com a Capivari/SP (juntamente com IFSP-Capivari) e a Edição Cultura Digital - Campinas/SP, o projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Ficou interessado? Acesse: http://jovemhacker.org e saiba mais.

-- 
_______________________________
Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/psicoeduc
Acionado com Software Livre
http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu


More information about the Gt-educacao mailing list