[gt-educacao] Fwd: [cta_adm-l] Editais CTA/UFRGS para 4 (quatro!) Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica 2018-2019

Cíntia Inês Boll cintia.boll em ufrgs.br
Terça Julho 17 16:09:41 BRT 2018

Foram divulgados quatro editais de bolsas para alunos de graduação
da UFRGS atuarem no Centro de Tecnologia Acadêmica do IF/UFRGS. É uma
oportunidade para renovar o interesse acadêmico e contribuir com o
desenvolvimento de projetos para laboratórios de ensino e pesquisa da
UFRGS. Venha fazer parte de uma equipe diversa e multidisciplinar
aplicando o conceito de conhecimento livre em projetos acadêmicos em
diversas áreas.

O Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA-IF/UFRGS) foi
fundado em 2012 e já é referência internacional no desenvolvimento,
aplicação e disseminação de tecnologias livres. Tem marcado presença em
eventos internacionais como o Gathering for Open Science Hardware [1] e
o Fórum Internacional de Software Livre [2]. Além disso, trará para
Porto Alegre, em Março de 2019, o TECNOx 4.0, Encontro Latino Americano
de Tecnologias Livres [3]. Venha fazer parte deste movimento! Veja
abaixo testemunhos de alguns alunos e ex-alunos do CTA.

TESTEMUNHOS

"Pra mim o CTA é mais que um laboratório onde podemos ter uma iniciação
à ciência e adquirir conhecimentos técnicos. O CTA é uma comunidade, e
envolver-se com ela faz com que desenvolvamos nossa perspectiva sobre a
colaboração e convívio entre as pessoas seja num grupo de trabalho,
trabalhando num espaço físico em comum ou interagindo remotamente."
> -
Jan Luc Tavares, Engenheiro Físico

> "Trabalho no CTA desde 2015 e e lá
aprendi muito mais do que imaginava. Aprendi muito sobre programação e
eletrônica, mas também aprendi a usar softwares de edição de imagem e
desenho 3D. Aprendi muito sobre o movimento do software livre,
GNU/Linux, hardware e ciência. Aprendi a construir uma composteira e a
fazer um churrasco vegano. Organizei eventos grandes e pequenos, dei
oficinas e participei de muitas. Aprendi a trabalhar em grupo e a lidar
com diferentes tipos de pessoas, principalmente comigo mesma. Através
das portas que o CTA abriu, viajei para Florianópolis, Foz do Iguaçu,
São Paulo, Santos, Santiago do Chile e estou indo para China! O espaço
acolhedor e ativo permitiu que eu me encontrasse profissionalmente e que
construísse meu próprio caminho."
> - Marina de Freitas, Engenheira
Física / Formanda 2018-1

"O CTA pra mim é símbolo de liberdade e de
expansão do conhec

> tornei não só mais habilidoso no que eu queria,
mas também me tornei mais humano. Teve muita mão na massa, e também teve
muita discussão sobre que tecnologias estaríamos desenvolvendo e ainda
mais sobre onde essas tecnologias seriam aplicadas. Isso é de extrema
importância para um engenheiro em formação, pois trata-se de pensar nas
consequências antes de criar tecnologia pela tecnologia, se trata de se
apropriar das tecnologias em prol do bem estar das pessoas. Isso é
liberdade tecnológica, é ciência cidadã."
> - Alisson Claudino,
Estudante de Engenharia Elétrica

> "Novas perspectivas como
trabalhar em grupo, trabalhar em projetos,
ra gerir projetos,
independência tecnológica, entre outras coisas que aprendi no CTA. Esses
aprendizados vieram da convivência, estar em um meio que é repleto de
pessoas trabalhando e

> e Engenharia Física
>
> Para esta chamada
dispomos de bolsas para início imediato nas áreas de

> *
Instrumentação para Medicina - Cardiorrespirômetro

> * Prazo
inscrição: 27 de Julho de 2018

> * Edital_CT
ardiorrespirômetro.pdf,

	* Instrumentação para Neurociências - Estimulador Neuronal

 	*
Prazo inscrição: 26 de Julho de 2018
 	*
Edital_CTA_Julho2018_Estimulador_Neurociência.pdf [4],

	*
Instrumentação para Físicas de Altas Energias - Detector de Raios
Cósmicos

 	* Prazo inscrição: 20 de Julho de 2018
 	*
Edital_CTA_Julho2018_Física_de_Altas_Energias.pdf [5]

	* Tecnologia
Digital e Aprendizagem Móvel

 	* Prazo inscrição: 23 de Julho de 2018

	* Edital_CTA_Julho2018_A_tecnologia_Digital_e_Aprendizagem_Móvel.pdf
[6].

GOSTOU DA IDEIA? Então conheça mais sobre as iniciativas e se
candidate para uma bolsa:

 	* Confira nos anexos os editais
específicos para cada projeto nos anexo. Atenção! Os prazos de inscrição
são diferenciados.
 	* Visite a Sala L110 - Centro de Tecnologia
Acadêmica IF/UFRGS (Campus do Vale)
 	* Conheça o site do CTA:
http://cta.if.ufrgs.br [7]
 	* Envie duas dúvidas para cta (arroba)
if.ufrgs.br
 	* Atue como voluntário no CTA-IF/UFRGS. Bolsistas
voluntários tem registro de projeto na PROPESQ/UFRGS para contabilização
de créditos complementares.

-------------------------

Links:
------