[Inkscape Brasil] Gráficas que trabalham com SL

Helder Terra helderzilla em mailoo.org
Quinta Outubro 18 16:42:13 BRT 2012

Tenho enviado arquivos pra gráficas há alguns anos e, tirando por
uma ou outra (realmente pequena, como foi dito aqui) nunca encontrei
problema em mandar qualquer arte em PDF CMYK (pelo Scribus, como no caso
de revistas inteiras, páginas, etc.) ou JPG CMYK em 300 ou 400 dpi
(exportados pelo Inkscape e convertidos pra CMYK pelo CMYKTOOLS).

Inclusive, usar a extensão de "Marcas de corte/Barras de cor/Registro"
pelo Inkscape, exportar em PNG e converter para JPG CMYK pelo CMYKTOOLS
é fácil e nunca deu problema com gráfica, quando esta requer essas
marcas (que nem todas requerem).

É tudo uma questão de se conversar e
mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Não se deve esquecer
que gráficas, sendo pagas para atender aos clientes, têm que se adaptar
a eles. Mas realmente nunca encontrei (salvo uma única vez, em que tive
que converter um arquivo de EPS (Inkscape) para corel (que rodei no Wine
na versão portátil)) uma que não aceitasse arte final criada totalmente
em software livre.

Abraço a todos.

Helder Terra

Em 2012-10-18
21:21, Gustavo Pereira Rodrigues escreveu:

> MANDEM PARA OS FERAS DO
COREL ESTA PROMOÇÃO.

> [image: Imagem inline 1]
>
> comprem seu
COREL aqui:
> http://goo.gl/RFfep
[11]<http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fgoo.gl%2FRFfep&h=wAQFxy4Mc&s=1
[12]>

> eu uso Linux Ubuntu, InkScape, Gimp e Scribus.

Abraços,

> Gustavo Pereira Rodrigues
> Auxiliar de Marketing

Consultor em Informatica e Redes Sem fio
> Publicitario
> WebDesigner
>

> Internet:
> E-Mail: gustavo em gpr.ppg.br
> Facebook:
www.FaceBook.Com/gpr.ppg.br [13] <http://www.facebook.com/gpr.ppg.br
[14]>
> Site: www.Gpr.Ppg.Br [15] <http://www.gpr.ppg.br/ [16]>
> Skype:
gpr.ppg.br

> Telefones:
> (67) 4141-1585 Fixo
> (67) 8147-3251
Celular Tim

<paulo.morais em viraminas.org.br>escreveu:

> [...]
Inkscape e não tenho tido problema. O negócio é só quando tenho que
fazer alguns serviços mais elaborados (tipo revistas, livro, cartilhas,
que tem várias páginas) e aí, naturalmente, o inkscape não atende, então
tenho que gerar o PDF no Scribus. Daí como as antas das gráfica só sabem
trabalhar com piratex, eles tentam importar o PDF no Corel. Os PDFs
gerados pelo Inkscape são importados tranquilamente. Já os do Scribus
não são, dá uma mensagem de erro "arquivo danificado". Sem contar que no
Scribus eu tenho o PDF já em CMYK, mas no Inkscape não. Ou seja, é uma
faca de dois legumes sempre. E haja falação na minha orelha dos
"espertinhos" das gráficas: "cara, você tem que usar Corel", "é por isso
que todas as gráficas usam Corel", "ê saudade do Corel!", "olha, olha,
acho que dá pra instalar Corel no Linux, hein?"... Falam essas bobagens
como se eu fosse obrigado a fazer uma revista de 48 páginas no Corel. E
fica parecendo que eu é que sou o teimoso da história por não aceitar
usar programas piratas na ONG. E por aí vai, o resto da história vocês
já devem conhecer. Ninguém é obrigado a ouvir tanta merda. Desculpem
pelo desabafo ;) 2012/10/18 Nara Oliveira <narananet em gmail.com>

tem o pessoal da http://www.graficalivre.com.br/ [2] 2012/10/18 leon
prado <leonlatour em gmail.com>

fecha em pdf rgb e envia ;) LEON PRADO
------------------------------------------- tel: (61) 8488.4007 /
3427.3363 site: http://leonprado.rom232.com.br [1] Em 18 de outubro de
2012 15:50, Paulo Morais <paulo.morais em viraminas.org.br>escreveu:

> [...]
já deve ter sido postado por aqui mas não consigo

<http://viraminas.org.br [3]> Ponto de Cultura Museu da Oralidade
<http://museudaoralidade.org.br [4]> (31) 8820-8013
[9]

-- Nara Oliveira www.gunga.com.br [10]

-- Paulo Morais Viraminas Associação Cultural <http://viraminas.org.br
[3]> Ponto de Cultura Museu da Oralidade <http://museudaoralidade.org.br
[4]> (31) 8820-8013 ____________________________________________________
Lista de Discussão Inkscape-Brasil O Site da Comunidade:
http://inkscapeBrasil.org/Comunidade#ListaDeDiscussao [6]
http://inkscapeBrasil.org/Netiqueta [7] Quer Scribus?
http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao [8]
Quer GIMP?

> [...]

[...]