[Inkscape Brasil] Apresentação e dúvida sobre EPS

Helder Terra helderzilla em mailoo.org
Sexta Setembro 28 12:58:56 BRT 2012

Weder, muito obrigado pela atenção em me responder.

Tua resposta resolveu várias dúvidas minhas. Enquanto não a recebia (a
resposta, quero dizer) continuei fazendo minhas pesquisas sobre o
assunto e descobri algumas pistas que indicariam como resolver o
problema, as quais relato abaixo:

EPS como padrão, pelo que li desde ontem de noite, corresponde a um
padrão aceitável por vários programas e diferentes plataformas, como
você mesmo disse.

O que eu não sabia é que suas "capacidades" dependem diretamente de sua
versão. Inkscape, na última versão estável (que uso) salva SVG em EPS
versões 2 ou 3. Mas as versões de EPS mais avançadas aceitam e convertem
para quaisquer plataformas "lerem" na seguinte proporção:

  * *EPS 8* já aceita quaisquer gradientes, mas não transparência
  * *EPS 10* já aceita transparência
  * Nenhuma versão de EPS aceita "blur" (desfocar), pois esse efeito não
    é vetor, e sim rasterização

Então, se este é o caso que tem me deixado tão desesperado, você sabe se
existe alguma extensão do Inkscape, ferramenta online (ou offline) ou
programa externo (pra Linux) que faça conversão de SVG pra EPS 10?

Grande abraço e muito obrigado.

Helder Terra