[Inkscape Brasil] Mir, o novo servidor grafico para linux. (será?)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Segunda Março 18 04:08:19 BRT 2013

Eu sou um usuário final e como usuário final eu falo... falando besteira ou
não.

Como disse em outros e-mails, gosto de discussões assim pois podemos
aprender e entender o que realmente está por trás das coisas. Filosofias
versus Interesses, Desenvolvimento versus Praticidade, Liberdade versus
Lucro.

Essa discussão é importante tanto pra quem usa Linux, Windows ou Mac. Por
que? Simples. Alguém já participou de alguma discussão dessas com a Corel
ou a Microsoft ou mesmo a Canonical? Pronto. Só esse motivo já basta.

A primeira distro que conheci foi o Mandrake, depois disso conheci várias.
Mas como meus PC's foram sempre limitados, só pude realmente começar a usar
linux por volta de 2005, e foi o Kurumin. Depois migrei para o Ubuntu. Até
a versão 9.04 era ótimo. Na versão 9.10 já começou a me dar problema.
Começando pelo 3G (que foi mencionado nessa discussão), com a atualização
do zero quatro para o dez, uma madrugada inteira fazendo 1GB de download,
ao reiniciar já não reconhecia o modem. Tive que fazer um downgrade. Depois
fui para o 10.04. E em todos tive que configurar os drivers e xorg
manualmente. Vendo o 11... bem desisti de usar Ubuntu, só me dava dor de
cabeça e a cada dia ficava mais pesado. Hoje uso o Debian e apesar de ainda
não ter conseguido instalar o inkscape-devel, ainda prefiro o Debian. Se
não consegui, só significa que ainda não soube fazer ou porque realmente
não dá pra fazer.

*Resumindo assuntos:*

Flash a Adobe anunciou que só fará para linux através do chrome. Então
esquece!

3G... Canonical? Dá licença. Eu mesmo tive que compilar código e ir para o
terminal para fazer vários funcionar!

O gerenciador de redes do ubuntu é da RedHat.

Drivers?! Mesmo os ditos suporte total pela canonical, com
ISO distribuída pela própria testada no ditacujo equipamento, o SO não
enxergava o touchpad como tal e nem o vídeo. O GuiSliP que o diga.

Synaptic?! Conheço esse cara há mais de década. Aliás uso ele em vez do
pesado e cheio de bugs Central de Aplicativos do Ubuntu. Exemplo de caso
recente: A cada programa que escolhi para instalar ele adicionava um ícone
na barra lateral que ficou lá mesmo após reinicialização, fora a lentidão
que causa no sistema.

Fazer uma atualização no Ubuntu é visto como pavoroso por alguns usuários
ultimamente. Que após atualização é uma bagunça a tela do dual-boot,
perde-se o ambiente X, aplicativos ou drivers param de funcionar, além de
travas e etc.

Apesar de tudo isso ainda indico o Ubuntu aos iniciante em Linux. A
Canonical facilitou em muito o usuário final e tornou o linux amigável
àqueles que tinham repulsa do pinguim.

*Sobre o tópico em questão... o MIR:*

Levando em conta o comentário do Aurélio, isso pode não ter haver com
design e nem estar sendo debatido nessa lista. Porém, posso estar falando
besteira, mas isso afeta o Inkscape. Afinal e quanto a compatibilidade do
Inkscape em relação esse novo ambiente? Vai ser compatível? Nesse ponto
concordo com o Leon em discutir o assunto aqui. Se uma nova versão de
kernel vier a afetar o funcionamento do Inkscape, aceito de bom grado um
debate aqui na lista, mesmo que seja como OT.

Quanto a escolha do QT a resposta é óbvia: Desenvolvimento versus
custo/benefício. Ao meu ver o QT no quesito tempo/desenvolvimento poderia
compará-lo ao .Net *Framework*, sendo o QT muitíssimo mais leve.

*Leon uma dica:*
*
*
"Comemorar uma conquista não é convencer-se de *guerra ganha*."

Que o Inkscape tem muito para crescer, concordo. Mas não troco ele pelo
Corel Draw facilmente. Tem trabalho simples que fiz no Inkscape que
gráficas não acreditaram que era puro vetor. Ou seja, programa proprietário
não serve como base para definir padrão do que é melhor. Cite uma
ferramenta do Corel Draw CS6, e re-afirmo, ferramenta, aquela que fica na
barrinha do CS6 que inovou o Corel Draw em relação ao CS5. Pois até agora
não vi. Só vi novas ferramentas que utilizam funcionalidades repetidas.

E não me venha com colchas de retalhos porque os proprietários não ficam
atrás.

Que CMYK é entediante para os que sabem, não é para os que não sabem. Sendo
que muitos só procuram uma paleta CMYK.

*Fabianne:*
*
*
Apesar de alguns debates pesados que rola por aqui, fique tranquila, sempre
haverá alguém atencioso e prestativo para auxiliar com qualquer dúvida
sobre o Inkscape, inclusive bugs, independente do OS.

Enfim é isso aí.

Se falei besteira, sinto muito, estudarei mais.

Se ofendi alguém, desculpe! Não foi minha intenção.