[Inkscape Brasil] Como criar links/vinculos/ancoras de um objeto a outro no Inkscape?

Joao S. O. Bueno jsbueno em python.org.br
Sexta Fevereiro 7 10:58:31 BRST 2014

Oi Ka -

Aproveitei seu apelo pra fazer uma jrnada nos documentos de especificação do SVG
  - ou eu estou ficando velho e burro, ou essas especificações da W3C eram
mais fáceis de se ler na década de 90.

De qualquer forma, de pois de ir e voltar e descobrir algumas coisas
interessantes,
cheguei no que você quer saber, e é tão simples que dá a vontade de bater
a cabeça na parede.

Seguitne: não sei como s faz para colcoar os links pelo inkscape
eu estava editando o documento SVG manualmente, para
ficar mais fácil mudar parâmetros e nomes,
adicionar e remover tags de link (<a />)  e etc... -
e confesso que não sei onde no inkscape se inserem os links.

De qualquer forma, basta colocar o ID do elemento que você
quer como alvo, com um "#" na frente, no atributo
xlink:href do link:

tipo:
<a xlink:href="#rect2985" >

em vez de colocar ali uma URL externa. (você pode ver o ID
de um elemento acessando "Propriedades do Objeto no menu
de contexto de cada objeto")

Só que ai entra a questão dos programas de visualização:
essa forma funcionou pra mim ao ver o SVG no firefox:
clicar no link me levava a uma vista com o segundo elemento
bem no centro da view-port, mas no chromium nao fez nada.

De interessante , descobri que você pode colocar alguns nomes
especiais no "alvo" do link  or exemplo:

xlink:href="#svgView(transform(scale(0.5)))"

Vai aplicar a transofrmação ao SVG: ou seja, um link que faz um "zoom
out"  de todo
o desenho. Então você pode variar os deslocamentos (offsets) e ter links
para áreas especificas com zoons e rotação específica dentro
do próprio SVG.

Agora, realmente faltaram exemplos na documentação para
eu conseguir ver todas essas possibilidades  (com o zoom, como acima, eu
fiz um exemplo aqui e ficou legal)

Alguns dos links em que eu estava fuçando para conseguir fazer o teste:

https://svgwg.org/svg2-draft/single-page.html#linking-LinksIntoSVG
http://www.w3.org/TR/SVG/linking.html
http://www.w3.org/TR/SVGTiny12/linking.html

  js