[Inkscape Brasil] Dúvidas sobre Addons para Inkscape.

"Aurélio A. Heckert" aurelio em colivre.coop.br
Quinta Agosto 6 20:44:22 BRT 2015

On 06-08-2015 19:57, Douglas Fiedler wrote:
> Oi, Aurélio.
Oi :-)

> Seria interessante se vc ou alguém pudesse publicar alguns videos tutoriais
> explicando.
Passei anos pegando gente pela mão para ensinar sobre dev no Ink, gastei
bastante dinheiro com passagem e hospedagem para palestrar em eventos
sobre dev no ink. Apesar disso eu e Juca continuamos sendo os únicos
brasileiros no projeto. Eu só ví duas outras iniciativas... que não
foram pra frente.

Eu e Juca aprendemos sozinhos, então qualquer outro ser humano também pode.
Não me entenda mal, mas só não tenho mais tempo e estimulo para isso.

Como disse antes, posso dar uma ajuda, mas para quem tenha uma base.

Estou aberto para outras possibilidades: eu vivo profissionalmente do
desenvolvimento de SL. Se quiserem me *contratar* para um curso ou para
produzir video-aulas, massa, mas de graça só trabalho pra reais
necessitados. Não me entenda mal... fase de decepção.

> Sei que não existe python para Inkscape, mas existe python
> direcionado/aplicado em determinado software.
Claro que existe. Python é a linguagem padrão de scripts do Ink.

> Fomentaria mais o desenvolvimento, tanto de extensões como implementações
> por leigos.
Tod em s somos ou fomos leigos. ;-)

Quão maior for o interesse num conhecimento, menor é a necessidade de um
professor.
(Digo isso sendo pedagogo)

> Tipo... breves nuances de como acessar a estrutura do seu documento, se o
> elemento está selecionado, como verificar se existe tal layer, quais
> situações devemos importar tal "módulo", pra que serve determinados
> módulos, etc.
>
> É possível dar print(dir(...)) que nem é possível no Blender? Aprendi muita
> coisa assim.
Quase! A diferença é que a saída padrão é usada para enviar um novo SVG
para o Ink, então faça esse tipo de debug com sys.stderr.write ou
inkex.errormsg.

Você pode executar as extensões do Ink fora dele, afinal, são executadas
como processos independentes mesmo. Elas inclusive tem uma auto
documentação dos parâmetros. Veja isso:
/usr/share/inkscape/extensions/whirl.py --help

Hasta!