[Inkscape Brasil] [DEV] Desenvolvimento de features tipográficas no Inkscape

Felipe Sanches juca em members.fsf.org
Sexta Agosto 7 18:51:25 BRT 2015

==== EMAIL LONGO ====
Esse email é longo. O resumo é que eu quero coletar opiniões e sugestões
dos usuários do Inkscape a respeito de funcionalidades úteis para design
tipográfico.
Estou trabalhando profissionalmente no desenvolvimento do código do
Inkscape e será legal contar com o input da comunidade.

Segue abaixo a versão longa da mensagem:
====================

Meu nome é Felipe Sanches, também conhecido pelo apelido "Juca" e sou,
desde 2007, membro do time de desenvolvimento do código do Inkscape.

Em 2008 rolou uma movimentação super bacana na comunidade brasileira de
usuários do Inkscape. O Farid convidou ativistas de softwares livres
gráficos (incluindo eu - Felipe Sanches - e o Aurélio Heckert, ambos
desenvolvedores do Inkscape) a participarem do evento TEIA em Brasília para
discutirmos melhorias a serem feitas nestes programas.

Grande parte do que rolou de brainstorming lá, durante o evento, consta
aqui:
http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/DesenvolvimentoTEIA

Em particular, nós levantamos uma especificação das funcionalidades
relativas a preparo de trabalhos para gráfica envolvendo o espaço de cores
CMYK que diversos usuários estavam pedindo. Essa especificação está
documentada aqui:
http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil/EspecificacaoCMYK

Com base nessa spec, eu desenvolvi algumas dessas features na época, no
Inkscape. Já outras coisas ficaram sem serem implementadas. Vale lembrar
que meu envolvimento no Inkscape era trabalho voluntário naquela época.

De lá pra cá, aconteceram muitas coisas na minha vida. Por um tempo fiz
mais desenvolvimentos no Inkscape como parte das duas bolsas que peguei no
projeto Google Summer of Code. E depois, por um ano eu trabalhei de forma
remunerada (sendo pago por um ativista de software livre e tipografias
livres chamado Dave Crossland) na implementação de funcionalidades
relativas a tipografia no Inkscape.

Depois disso passei 3 anos trabalhando exclusivamente na abertura da minha
própria startup no ramo de impressão 3d e, consequentemente, me distanciei
do desenvolvimento do Inkscape. Durante esses 3 anos eu continuei
trabalhando no desenvolvimento de softwares livres, mas me foquei mais na
área de CAD 3D, como Blender, OpenSCAD e o próprio firmware livre das
impressoras 3D, como o RepetierFW.

Agora estou voltando a trabalhar com o Dave Crossland, que é atualmente
consultor tipográfico para o projeto Google Fonts. E há alguns meses
trabalho fulltime (e remunerado) no desenvolvimento de softwares livres
para tipografia. No momento estou me dedicando meio período para melhorar o
Inkscape e meio período para melhorar outros projetos como Metapolator,
Opentype.js, fontkit, etc.

Gostaria de voltar a experimentar uma interação mais próxima com a
comunidade brasileira de usuários do Inkscape e, em particular, saber se
alguém aqui usa o Inkscape para desenvolver projetos de tipografia. Se
tiverem demandas específicas, posso levá-las em consideração. Não garanto
que tudo será implementado, obviamente. Mas ficarei feliz em levar em
consideração quaisquer pontos levantados pela comunidade. Afinal de conta,
o software é feito pros usuários!

Happy Hacking,
Felipe "Juca" Sanches