[Inkscape Brasil] [OFF] Natron - VFX/Compositing

alisson coffeemachine em gmail.com
Domingo Agosto 9 17:54:40 BRT 2015

Ah! Se todo mundo posta off topic também vou postar :)

Costumo brincar de VJ <https://en.wikipedia.org/wiki/VJing> por aqui
exporadicamente e ao longo dos anos venho tentando migrar todos os
softwares que uso nessa atividade para opensource, até então só tinha
conseguido o editor de video, me dei bem com o Kdenlive, mas ainda não
consegui alternativas para:

*VJing/ Mixagem de videos ao vivo*

Já tentei o Lives, o Freej, Onyx... e coisas obscuras descontinuadas,
infelizmente nunca consegui compilar o Veejay+Reloaded por conta de
dependências mas acredito que seria a melhor opção para esse tipo de uso,
enfim...
Fora esses torço com todas as fibras do meu corpo para que o Alexandre
Rangel termine o QuaseCinema Feijoada Remix.

*Animação 2D*

Tive problemas sérios de estabilidade com o Pencil e o Muan e testo o
Synfig a cada release, mas estou meio atrasado para reportar sobre a última
versão, que parece estar bem melhor, então ainda deixo essa categoria em
aberto

*Composição*

Enfim chegamos ao assunto desse email. Via de regra as pessoas pensam
automaticamente em Adobe After Effects, mas quando a coisa chega ao patamar
profissional existem outras alternativas para essa atividade como o Fusion,
Piranha e Nuke. O Natron parece ser baseado nesse último.

Não estou habituado ao modelo de edição por nós e mesmo assim consegui
juntar as partes e renderizar um video com correção de cor e crop em menos
de 5 minutos, então a desculpa de que "só sei mexer em timeline" não se
aplica a esse programa.

Como sempre sofri com alguns problemas de estabilidade, mas como trabalho
com um notebook fuleiro sempre dou o benefício da dúvida. Não sei como
seria para quem trabalha profissionamente e tem que lidar com material
pesado, mas no meu caso, que não passo de loops de menos 15 segundos
pareceu um programa bem legal com as ferramentas necessárias para fazer a
maior parte das tarefas que se espera desse tipo de software.

Desculpem o texto longo, mas como é algo que envolve diversas atividades em
conjunto achei que não seria legal só jogar um link (temos o Twitter para
isso né?)

Enfim, fica a dica.

https://natron.inria.fr/

--