[Landell] Olá e port pro GStreamer 1.0

Luciana luciana at fujii.eti.br
Tue Feb 4 15:31:50 BRST 2014

Olá pessoal,

Inscrevi nessa lista semana passada depois de um e-mail do Eduardo e
estava devendo dar um alô aqui.

São notícias velhas, mas acho que nem todo mundo sabe. Ano passado eu
trabalhei por um tempo em portar o Landell para o GStreamer 1.x e
consequentemente pro Gtk+ 3.

O motivo do port ter que ser feito ao mesmo tempo é o seguinte: o
Landell é feito em python, as bindings de python estáticas se foram pro
GStreamer 1.x, temos que usar Gobject Introspection. E você não pode
usar uma binding estática com GObject Instrospection, então tinha que
trocar pra GObject Introspection pra Gtk+ também. GObject Introspection
no Gtk+ 2 não funciona muito bem, é realmente suportado e mantido no 3,
daí a troca simultânea.

Enfim, o código está aqui:
http://cgit.collabora.com/git/user/luciana/landell.git, no branch 1.0.
Ainda é um branch porque não está muito completo. Funciona pro meu caso
de uso, mas tem muito o que melhorar e muito o que simplificar também.
Algumas coisas que tem jeito bem mais fácil de fazer no GStreamer 1.x,
mas eu deixei mais ou menos como estava anteriormente. Ainda assim, pro
caso de uso que funciona eu achei o port bem mais estável. Gostaria de
ajuda pra testar, documentar bugs e mesmo resolvê-los se alguém estiver
disposto. Mas só de ter reports eu já vou tentando fazer alguma coisa.

Alguém aqui ainda usa o Landell? Qual versão vocês estão usando? Que
versão é considerada o upstream? O que vocês acham de hospedar o código
no Gitorious ou mesmo no Github? Assim fica mais fácil pra todo mundo
contribuir e já usamos o resto da infra-estrutura deles mesmo pra
algumas outras coisas.

Um abraço,

Luciana Fujii