[Lista_geral_asl] Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Marcelo Branco marcelo em softwarelivre.org
Terça Novembro 1 19:53:33 BRST 2016

Sou FSF, Slivre, GNU e tal...... mas essa petição tá equivocada.Ao invés de ganhar apoio público preferiu rivalizar com parte da comunidade...fazer uma disputa interna que "os de fora" não tem nem idéia do que se trata. O termo de uma petição pública deveria ser a defesa do "software livre" cunhado por Richard Stalman mais amplo e não GNU ou Linux.

Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
-------- Mensagem original --------De: Carlos Machado Oliveira <machado at softwarelivre.org> Data: 01/11/16  18:18  (GMT-03:00) Para: Bruno Souza <bruno at javaman.com.br> Cc: Lista Geral ASL <lista_geral_asl at listas.softwarelivre.org> Assunto: Re: [Lista_geral_asl] Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows
Via de regra eu tendo a ser mais FSF que OSI. Dessa vez eu concordo com Bruno! Não creio que quem colocou a imagem alí o tenha feito "por mal". Mas, EMHO, acho que não é o momento, né?
Caso o criador tenha interesse em mudar, rola mudar sem perder os signatarios atuais?
Abraços
Machado

From: "Bruno Souza" <bruno at javaman.com.br>
To: "Dausacker" <dausacker at softwarelivre.org>
Cc: "Lista Geral ASL" <lista_geral_asl at listas.softwarelivre.org>
Sent: Tuesday, 1 November, 2016 17:38:44
Subject: Re: [Lista_geral_asl]        Petição ao Governo Federal para NÃO trocar GNU por Windows

Eh uma pena que uma peticao super valida, inclua uma imagem comparando Free Software com Open Source e Software Proprietario que eh totalmente errada... Ao inves de valorizar a liberdade promovida pelas licencas Free e Open Source, faz uma comparacao falsa que desqualifica totalmente a peticao...
As licencas de "Free Software" (aprovadas pela FSF) e "Open Source" (aprovadas pela OSI) sao basicamente as mesmas licencas[1]. Se sao as mesmas licencas, como pode o quadro apresentado na peticao mostrar "direitos" diferentes entre essas _mesmas_ licencas?
O que eh uma pena, porque uma peticao que deveria ser agregadora, se torna desagregadora.
[]s,Bruno.
[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_free_and_open-source_software_licenses#Approvals
Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
     if I fail, if I succeed, at least I live as I believe

Socializando este assunto de utilidade pública:

Por que isto é importante?

O uso de GNU no governo traz benefícios diretos para a população como

economia em licenças e redução dos problemas com segurança da informação.

GNU é Software Livre e isto significa que é construído por toda uma

comunidade de desenvolvedores em todo o mundo, o que permite sua

crescente evolução.

Software Livre é socialmente justo, economicamente viável e tecnicamente

sustentável.

Participe!

Assine a petição aqui:

https://dausacker.wordpress.com/2016/11/01/peticao-ao-governo-federal-para-nao-trocar-gnu-por-windows/

OBS: Entenda-se GNU como um sistema operacional e Linux como um dos

kernels existentes.

Lista_geral_asl at listas.softwarelivre.org