[Mobilizacaonacional] Assunto: Re: Liberar o código fonte das urnas

Deividson Damasio deividsondamasio em yahoo.com.br
Domingo Junho 24 18:13:06 BRT 2018

Boa tarde Paulo e Prof. Pedro.

Obrigado pela resposta.
Eu acho que no processo de registro do voto deveria ser utilizado uma tecnologia que possua o código fonte publicado na internet, a fim de que permitisse que qualquer profissional de TI, de qualquer localidade geográfica pudesse testá-lo. Exemplos: O OpenSSL, o kernel do Linux e etc.
Essa tecnologia deveria permitir que os registros dos votos fossem computacionalmente invioláveis e que garantisse o anonimato do voto.
Será que existem planos de futuro o TSE utilizar outras tecnologias abertas como o Blockchain, a fim de guardar os registros dos votos das eleições do Brasil?

--

Abraços.
Deividson Damasio

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16

Tribunal Superior Eleitoral

Fonte: http://www.tse.jus.br/eleicoes/urna-eletronica/seguranca-da-urna/apresentacao-dos-codigos-fonte.

Apresentação dos códigos-fonte

Quando: 180 dias antes da eleição

Quem: Partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público (MP)

Onde: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O que é apresentado:

    Especificações
    Documentação
    Códigos-fonte

Fiscalização:

Durante o período de abertura de códigos, a fiscalização dos sistemas pode ser realizada da seguinte forma:

    Uso de ferramentas de análise de código de mercado. Duas ferramentas são disponibilizadas pelo TSE: Understanding C e Source Navigator.
    Os representantes podem solicitar melhorias, tirar dúvidas, ou conversar com a equipe técnica.

A cerimônia é documentada e utilizada para melhoria contínua do processo.

---

Senado: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101844
Liberar o código fonte das urnas eletrônicas para testar sua confiabilidade e segurança
Tornar o código fonte das urnas eletrônicas publico, para que programadores de todo o Brasil sem vínculos governamentais ou políticos testem a confiabilidade e segurança das urnas eletrônicas e que possam encontrar e reportarem erros, reduzindo assim o risco de fraudes em eleições.