Ajuda com o Varnish para 2 sites no mesmo servidor

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Mon Dec 3 21:56:44 BRST 2012

On Mon, Dec 03, 2012 at 07:44:55PM -0200, Daniel Tygel wrote:
> Olá Terceiro e demais,
>
>    Não sei se é o joomla que está quebrado, pois a situação é a
> seguinte:
>
> --> Sem varnish, funciona
>
> --> Com varnish dando "pass", vem erros ***do varnish*** (sistema em
> manutenção, e os idiomas típicos do noosfero embaixo)

A conf. de varnish que você colocou, vinda do Noosfero, diz ao varnish
pra responder ao 503 com a tela do Noosfero:

https://gitorious.org/noosfero/noosfero/blobs/master/etc/noosfero/varnish-noosfero.vcl#line14

se dá um erro no joomla/apache, ele vai responder com a mesma tela, a
não ser que você diga a ele pra fazer algo diferente.

BTW, como as imagens e CSS de erro do Noosfero não estão disponíveis no
virtualhost do joomla, a mensagem não vem completa (i.e. aparece só o
texto no HTML).

>    Portanto, a solução que fizemos resolveu totalmente o problema. Na
> minha humilde percepção, me parece haver algum bug no varnish: por que
> ele não simplesmente ***deixa passar*** as requisições que se pede com a
> expressão regular no nome do host?

nem toda aplicação web funciona com um proxy reverso que faz cache. Pelo
que achei na internet, esse parece ser o caso do joomla -- ou ao menos a
configuração padrão do joomla.

A solução "certa" (consertar o joomla) provavelmente está além da sua
disponibilidade de tempo ... mas meu ponto não é esse: se essa marretada
resolve o caso de vocês com o joomla, OK; eu só gostaria de evitar que
isso seja visto como "a solução indicada" no wiki do Noosfero.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>