Pacotes para Wheezy e Rails 3

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Wed Dec 26 18:01:39 BRST 2012

Oi Rafael,

Nesses dias de feriado eu dei uma brincada nisso a partir de onde você
parou. O resultado está no branch `rails3` no repositório do Noosfero:
https://gitorious.org/noosfero/noosfero/commits/rails3

O estado atual é:

  - ./script/quick-start roda do começo ao fim¹, incluindo a instalação
    de dependências, criação do banco e criação de um ambiente vazio.
  - ./script/development inicia o ambiente
  - `rails c` abre o console. E até parece que funciona. :-)
  - página inicial aparece normal, e os formulários de login e signup
    aparecem também (mas submeter eles não funciona ainda).

¹ precisa instalar 1 pacote que eu fiz o backport antes:
  http://sede.colivre.coop.br/~terceiro/noosfero-wheezy-backports/
  Minha expectativa é que vai ser preciso fazer backport de mais
  pacotes, e pretendo colocar os demais no mesmo lugar. Quando o wheezy
  for lançado vou fazer upload deles todos pro repositório de
  backports oficiais.

Precisei fazer uma quantidade razoável de mudanças pra chegar até aqui,
e nem cheguei no ponto de rodar testes ainda! :-)

Tem bastante coisa pra fazer, adicionei vários pontos no
MIGRATION_ISSUES ...

Resposta a alguns pontos específicos seus abaixo.

On Mon, Nov 12, 2012 at 11:36:25AM -0200, Rafael Reggiani Manzo wrote:
> Olá a todos,
>
> Para que que fiquem a par do progresso vou descrever as últimas
> mudanças feitas que foram principalmente em compatibilidade de gems.
> Comentários e sugestões são bem vindos!
>
> * A primeira coisa foi remover a system_timer, que não é mais
> necessária com o Ruby 1.9;

OK

> * Faltavam alguns pacotes necessários para compilar a nokogiri, então
> as adicionei ao debian/control. Também atualizei sua versão para
> 1.5.5, que é compatível com as versões destes pacotes no Debian 7;

acho que vc não entendeu o espírito da coisa aqui. nokogiri está no
repositório Debian, então dependências pra compilar dos fontes na
instalação via rubygems não têm que ir no debian/control.

> *  Foi preciso também atualizar o exception_notifier para 3.0.0. Porém
> essa atualilzação fazia a intalação da gem com a versão 3.1 de alguns
> componentes do Rails (active_mailer e action_pack). Então no Gemfile
> deixei explicitas as versões. Talvez essa não tenha sido uma solução
> legal. Alguém sabe como atualizar o Gemfile.lock, mas não para a
> versão mais recente e sim uma anterior?

O jeito como eu quero fazer isso é o seguinte: num sistema wheezy limpo,
com as dependência instaladas via script/quick-start, rodar `bundle
--local`. Isso vai congelar no Gemfile.lock as versões dos pacotes
instalados no Debian de forma que vai se poder reproduzir o mesmo
ambiente em outros SO's com um `bundle install` (no que diz respeito a
pacotes disponíveis via rubygems, né).

> Além destas atualizações de gems também foram feitas outras mudanças
> mais simples:
>
> * Substituir RAILS_ROOT por Rails.root;

Tive que trocar também RAILS_ENV por Rails.env num número razoável de lugares.

> * #encoding: utf-8 onde foi preciso;

também que tive que adicionar mais uns desses.

> * Removemos o sqllite_extension, que parece ser um script do Noosfero
> mesmo na pasta lib. Aparentemente, ele não fez falta. Alguém sabe qual
> a consequência de removermos ele?

ele faz falta sim. Basicamente ele é usado pra poder testar o código de
geolocalização contra um banco sqlite (o sqlite_extension implementa
algumas funções que o SQL gerado pelo código de geolocalização precisa
mas que o sqlite não tem por default).

> * Também removemos o fast_xs, pois eu acredito que ele também seja
> afetado pelo GetText faltando (é isso mesmo?).

o fast_xs era uma monkey patch pra alguma que eu não me lembro agora,
provavelmente no wheezy não vai ser mais necessário.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>