Proteger página de login com SSL?

Rodrigo Souto rodrigo at colivre.coop.br
Mon Nov 19 22:45:47 BRST 2012

Olá Ewout,

Para o SSL ser realmente eficaz, é necessário que toda conexão que exija
um usuário autenticado seja servida sob SSL. Usando SSL somente no login
você só garante que a transmissão das informações de autenticação não
serão roubadas, mas ao autenticar um usuário, o Noosfero (assim como a
maioria dos demais serviços) gera um cookie para as próximas
requisições. Se qualquer outra requisição que possua esse cookie for
realizada sem SSL, o usuário estará exposto pois seu cookie pode ser
"bisbilhotado" com um simples "man in the middle". Com o cookie exposto
não é possível distinguir o acesso de um usuário real para o malfeitor
que está usando um cookie forjado.

Sendo assim não sei se seria necessário ter um Pound na frente do
Varnish, já que (a princípio) toda requisição autenticada passa direto
pelo Varnish para o Apache e o Apache já faz balanceamento de carga e
decodificação de HTTPS.