Pacotes para Wheezy e Rails 3

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Tue Oct 16 18:22:22 BRT 2012

Rafael Reggiani Manzo escreveu:
> Olá a todos,
>
> Estamos trabalhando para migrar o Noosfero para o Debian Wheezy que já
> vai ter o pacote para o Rails 3.2.6 (rails3), inclusive já conversamos
> com o Antonio sobre isso há algum tempo.
>
> Nosso primeiro passo seria atualizar o script quick-start, mas
> surgiram dúvidas de arquitetura:

Oops, abuso do termo "arquitetura" detectado! ;-)

> Notamos que ele instala outro pacote que não está no debian/control. É
> realmente preciso instalar um browser? Se for, não é o caso de ser o
> pacote www-browser para ser independente de navegador? Indo além,
> estes pacotes não deveriam estar no debian/control, pelo menos no
> Build-Depends?

Não. o iceweasel é instalado para poder rodar os testes selenium, mas
ele não é necessário pra construir o pacote Debian (e por isso não está
listado em Build-Depends).

Em geral, esse script instala tudo que é util pra desenvolver, o que
inclui as dependências de runtime (que são as que estão listadas no
debian/control)+ ferramentas de desenvolvimento (que não estão listadas
no debian/control, porque não são dependencia de runtime nem são
necesssária pra construir o pacote).

> Outra coisa, o Noosfero depende do pacotes libgettext-rails que no
> wheezy é ruby-gettext-rails. Este pacote depende do pacote rails que
> conflita com o pacote rails3. Alguma idéia de como contornar?

Eu fui olhar o pacote, e _parece_ que nessa versão não é compatível com
Rails 3 mesmo não. Teríamos que de alguma atualizar o pacote, ou algo
assim, mas com o Debian congelado isso não vai rolar.

Em runtime o Noosfero usa o FastGettext, o Ruby-GetText é usado "apenas"
pra extrair as strings do código (e gerar os .po), e pra compilar os .po
para .mo.  Vamos ter que dar um jeito nisso, mas por enquanto acho que
você pode tirar essa dependência. Lembre de comentar também a parte do
script/quick-start que compila as traduções, porque ela não vai
funcionar sem o gettext por enquanto.

> Nós fizemos um commit com o novo quick-start que ainda não funciona
> por esta dependência:
> https://gitorious.org/~rafamanzo/noosfero/noosfero-rails3/commit/01e3ab49d7caf8969ad74f0f5cd5bb4eabe85d08

Abraço

--