Sugestão para Captcha

Caio Tiago Oliveira caiotiago at colivre.coop.br
Fri Apr 19 14:26:35 BRT 2013

On 04/19/2013 11:06 AM, ValessioBrito wrote:

> Em 19 de abril de 2013 10:47, Bráulio Bhavamitra
> <brauliobhavamitra at gmail.com <mailto:brauliobhavamitra at gmail.com>>
> escreveu:
>

>         Uma vez que se preenche o login e faz o captcha, já atestamos
>         que não
>         somos bots, certo?
>
>     Concordo, logado não precisa de captcha...
>

> Pessoal, talvez vocês possam achar "teoria da conspiração", mas na
> China tem um lab cheio de chineses para digitar captchas em
> autenticação e fazer spam interno;
>
> Evitar spam é quase que impossível; o facebook por exemplo utiliza um
> [...]

Não precisa de laboratório de nada, nem pagamentos. Se não tiver nenhum
captcha pra usuários logados, basta alguém se locar e colocar um script
pra gerar o spam baseado nisso.
Forçar que o usuário se logue obviamente vai melhorar a situação, mas se
alguém quiser focar na tua rede, não fará muito efeito.

Como eu já tinha dito 12 dias atrás, o ideal é permitir que o
administrador configure número máximo ações num intervalo de tempo por
usuário. Fazer isso de forma genérica pra permitir aplicação de novos
filtros também ajuda. Alguém pode querer pedir captcha somente quando o
conteúdo postado tiver um link (ou sempre, ou limitar quantidade por
período), etc.