Política de Comentários Blogoosfero/Noosfero

Bertoni bertoni at blogoosfero.cc
Fri Aug 9 13:49:46 BRT 2013

Car em s,

Há algum tempo reflito sobre nossa política de comentários nos blogs e na
rede social.

O primeiro problema que encontro é que o dono do blog não tem o poder de
liberar o comentário, apenas pode removê-lo depois de publicado.

Se estiver errado, por favor, mostrem-me onde é possível definir a
funcionalidade "Comentário será publicado após autorizado pelos
administradores do Blog/Comunidade/Site"

O segundo problema é que em algumas áreas do Blogoosfero é possível fazer
comentários usando e-mail. Mas nos Murais das Redes só é possível fazer
comentário quem for membro da mesma. Então fica uma coisa esquisita. Eu
não consigo comentar na rede de João porque não faço parte do
blogoosfero, mas se eu entrar num fórum ou em um artigo de um blog
qualquer eu consiguirei postar um comentário na rede do João. Para isso
basta que João siga aquele blog ou faça parte da comunidade ou fórum e eu
comente ali. Pronto. Meu comentário estará publicado no mural da rede do
João.

Então, a proposta é:
a) ou a pessoa não cadastrada no blogoosfero não pode fazer comentários em
nenhum lugar do sistema;

b) ou os comentários de pessoas não cadastradas se restringem apenas aos
blogs, não sendo replicados nos murais das redes das pessoas cadastradas
no blogoosfero;

c) ou debatemos uma política de comentários abrangente que ao mesmo tempo
que permite a livre expressão, evite a proliferação de spam e ataques
maliciosos.

Um forte abraço, Bertoni, Curitiba, 09/08/2013

--
Sérgio Luís Bertoni
Fundação Blogoosfero