Re: Testes de usuários sendo negligenciados...

Ewout ter Haar ewout at usp.br
Mon Dec 2 20:15:43 BRST 2013

2013/12/2 Rodrigo Souto <rodrigo at colivre.coop.br>

> Acho a ideia ótima. Isso ajudaria muito a evitar problemas bizarros que
> os testes automatizados não cobrem. Agora vamos ter cuidado pra não
> passar a carroça na frente dos bois. Nós já temos uma instância para
> teste de usuário (alpha.colivre.coop.br) e, apesar de ser um ótima ideia
> e que eu acredito que melhorará a longo prazo a qualidade dos releases
> do noosfero, ainda não é bem utilizada para os testes da rc como
> planejado. Tivemos esse mesmo problema com a preocupação em a comunidade
> auxiliar a revisão de código e, até então, o auxílio foi praticamente
> [...]
Concordo que um VM e mais infraestrutura é a parte do processo de QA que
menos importa, o que realmente importa é a participação dos voluntários
testadores. Tive uma conversa off-list com Rodrigo, e parece que temos
pontos de vista diferente de como conseguir esta participação.

1. Por um lado, não adiante implementar um processo pesado, com instância
de QA, um cronograma definido, testes definidos, etc., se depois ninguém
aparecer para realmente fazer os testes de QA. "Build and they will come" é
bobagem.

2. Por outro lado, dizer "O RC1 está pronto, teste-aí" e depois não dar
condições aos voluntários de contribuir também não funciona. Para mim é
óbvio porque ninguém entrou no http://alpha.colivre.coop.br/ e começou
testar: não é claro com qual conta testar, o que testar, como relatar
problemas. Para mim, é preciso algum processo.

Para mim, é a responsabilidade de Colivre de dar condições aos voluntários
de contribuir. Por isto que dei o link para o sistema de QA do Moodle
https://tracker.moodle.org/browse/MDLQA para se inspirar. Mas concordo
também que primeiro seria melhor ter uma ideia de quantas pessoas realmente
estão interessados em contribuir.

Pessoalmente, posso dizer que estou disposto a gastar (digamos) um dia a
cada 6 meses para isto, mas somente se tenho uma certeza razoável que o meu
feedback é cadastrado (não vou dar feedback numa lista de email onde cai no
esquecimento), usado para melhorar o Noosfero e que o não passar de algum
teste funcional bloqueia o release (para mostrar que o processo de QA é um
trabalho sério mesmo). A vantagem de um processo é dá certas garantias ao
voluntário.

Não é um problema fácil.

Ewout