Redes Federadas

Caio Tiago Oliveira caiotiago at colivre.coop.br
Sun Dec 29 17:40:56 BRST 2013

On 12/29/2013 05:19 AM, Bertoni wrote:
> Car at s,
>
> Legal o trabalho que vem sendo desenvolvido, mas fico a me
> perguntar se Redes Federadas não seria algo mais amplo, que
> permitam as pessoas trocar informações entre as distintas redes sem
> necessariamente participar, ter um perfil, em todas elas.
>
> Tenho dúvidas sobre permitir que um usuário de redes privadas e
> proprietárias possam fazer login nas instalações noosfero com
> usuário e senha das redes proprietárias.
>
> Gostaria que os compas esclarecessem se isso não gera um problema
> de segurança para nossas instalações?

Para federação é necessário autenticação e autorização de conteúdo.
No quesito autenticação, apenas as informações de login seriam
compartilhadas. Nesse caso, a rede onde o usuário está cadastrado e o
usuário dele nessa rede. Em outros casos, pode ser uma URL única que
nem identifique o usuário (lógica do OpenID).

Para autorização, é possível que o usuário escolha a dedo o que
permitir ou não. A depender da forma que seja implantado é possível
que não se tenha escolha sobre o que permitir e ocorram problemas de
privacidade. Isso tem que ser levado em consideração, mas é possível
restringir os dados que os sites autorizados possam acessar e quando
possam. Por exemplo, solicitar para acessar determinado conteúdo e ter
acesso a informações públicas a qualquer hora.

Sobre problema de segurança, não é o fato da rede ser privada,
proprietária, pública, livre que vai interferir nela. Todas as
soluções precisam ser pensadas cuidadosamente e implementadas levando
a segurança em consideração.

Do meu ponto de vista, trocar um cadastro onde é inserido email e
senha, além do preenchimento dos dados manualmente, por outro cadastro
onde a identificação seja por fora e alguns dados sejam preenchidos
não implica em falhas de segurança. Todas as medidas de segurança
tomadas para a criação de contas devem ser tomadas também em casos
onde esses dados venham de outras fontes.
Inclusive, geralmente os sites que fazem esse tipo de cadastro ainda
permitem que o usuário escolha um nome de usuário no sistema, para
exibição.
O que muda é apenas que o usuário precisa fornecer um número menor de
dados para cadastro.