Desenvolvimento do Noosfero

Rodrigo Souto rodrigo at colivre.coop.br
Wed Feb 27 15:29:34 BRT 2013

Diga Leo!

Esse problema de dependência entre branches é uma merda mesmo. Eu já
passei por isso algumas vezes e a melhor solução que eu achei até agora
é você fazer uma nova funcionalidade no mesmo branch de uma outra
funcionalidade da qual ela dependa e no caso de ela depender de mais de
uma funcionalidade, você fazer o merge das dependências. Por exemplo:

Dadas as funcionalidades A, B, C, D e E. Depois de fazer A e B
separadamente e ao começar a fazer C e D, onde C depende de A e B
depende de D, você  deve fazer os branches seguirem dessa forma:  A->C
e B->D. Se ao começar a fazer E você percebe que ele depende de ( (A ou
C) e  (B ou D) ), você é forçado a fazer o merge entre o branch A->C e
o branch B->D. Fazendo no final das contas:

A->C-
            \
              -->E
            /
B->D-

Essa é a melhor forma que eu encontrei de gerenciar as dependências
enquanto o código não junta todo no branch oficial. Você adia o
"monstro" do qual você falou o máximo possível até que seja realmente
inevitável. É muito importante nesse processo vocês seguirem a prática
de micro-commits pois facilita aceitas as dependências mesmo no caso em
que o que está mais a frente no branch ainda não esteja satisfazendo a
revisão (por exemplo ao fazer o merge de A->C, aceitar a funcionalidade
A e adiar C para outras revisões).

Aproveito o email para trazer boas notícias! No próximo mês teremos
mais horas disponíveis para revisão de colaborações voluntárias, então
provavelmente teremos essas contribuições revisadas e incorporadas no
noosfero.