Mezuro deixará de ser um plugin do Noosfero

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Thu Jul 18 10:55:08 BRT 2013

On Tue, Jul 16, 2013 at 07:52:57AM -0300, Bráulio Bhavamitra wrote:
> Também sou mais do casamento noosfero-rails do que do atual noosfero-debian.
> Enquanto o noosfero estiver subjugado ao debian estaremos sempre (muitos)
> passos para trás do Rails...

Até parece que é fácil portar um aplicação do tamanho do Noosfero para
novas versões do Rails toda hora ... :-)

Acho que já expliquei isso várias vezes, mas um dos principais motivos
pra seguir o debian é que problemas de segurança no Rails são tratados
de forma automática e consistente com o resto do Debian, e portanto fica
mais fácil pra todo mundo estar atualizado.

Se a gente usasse Rubygems, cada update de segurança exigiria que cada
administrador de uma instalação Noosfero executasse passos de
atualização manual, fora do workflow padrão que todo administrador de
sistemas Debian já conhece de trás pra frente.

Além disso tem o fator do custo de migração. Cada nova versão do Rails é
incompatível com a anterior, e no cado do Noosfero exige um esforço
razoável pra adaptar a uma nova versão. Então na minha opinião seguir o
Rails edge não é factível.

Eu não tenho dúvidas de que usar a versão mais nova de tudo é muito mais
divertido. Mas no mundo real, com sistemas não-trivais e recursos
limitados, estar na ponta o tempo todo não é fácil nem barato.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>