Sugestão de "lead" de artigos diferente do primeiro parágrafo

Daniel Tygel dtygel at gmail.com
Tue May 14 13:18:05 BRT 2013

Olá amigas/os da comunidade Noosfero,

     Hoje o noosfero mostra um "lead" de artigos automaticamente como o
primeiro parágrafo. Acontece que isso dá alguns problemas nas notícias
que têm como primeiro parágrafo um subtítulo ou simplesmente a fonte da
notícia. Vejam este exemplo: http://cirandas.net/fbes . Fica muito feio,
pois eles sempre colocam como primeiro parágrafo a fonte da notícia.

     A solução hoje do Noosfero está no "prévia", que permite que o
usuário defina por si mesmo qual será o "lead" do artigo. Acontece que
observamos que ninguém está usando isso no Cirandas (talvez por não
entender seu uso).

     Vi que no Wordpress o conceito é de "excerpt", que pega as 55
primeiras palavras do texto, e as apresenta num único parágrafo,
limpando o HTML e encerrando com "..." e "leia mais". Gostei muito
disso. Me lembra a forma como o google mostra os trechos de pesquisa.
Vejam este exemplo com excerpts e a primeira imagem do post, no
wordpress:  http://www.ripess.org/category/news/?lang=en

     Gostaria, portanto, de deixar a sugestão de que o Noosfero
apresente as 55 primeiras palavras sem HTML para os casos em que o
usuário não preencher o campo "prévia", ao invés de mostrar o primeiro
parágrafo. Me parece um EasyToSolve. Mas antes de postar lá, queria
saber se vocês acham isso interessante ou preferem o comportamento atual
de primeiro parágrafo.

           Abraços,

                daniel