temas e plugins na árvore do noosfero (era "Propostas para pauta da reunião (21/10)")

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Tue Oct 15 13:09:11 BRT 2013

(quebrando a thread de propósito)

On Tue, Oct 15, 2013 at 11:30:37AM -0300, ValessioBrito wrote:
> Gostaria de sugerir uma pauta, mas não sei se vou poder participar;
>
> Pauta: remoção dos temas e plugins do core/repositório oficial;

nenhum plugin precisa ficar "preso" ao repositório oficial. você pode
ter um plugin fora da árvore e simplesmente fazer um link simbólico pra
ele em ${dir_noosfero}/config/plugins/${nome_do_plugin}. Posso mostrar
como se faz isso.

mesma coisa com temas: link simbólico em
public/designs/themes/${nome_do_tema}

por exemplo nenhum dos temas dos clientes da colivre está na árvore do
Noosfero ...

> Minha sugestão é que mantenha cada um de forma individual e ou em
> repositórios separados;  assim, não ficariamos "preso" ao
> lançamento/release do Noosfero;  cada plugin e tema teria seu
> lançamento de forma independente;

só que está "preso" é a sua mente - veja acima :-)

> Acredito que teria outra série de vantagens; talvez uma discussão em
> outra thread.

a vantagem do plugin estar no repositório oficial é que ele vai ser
suportado no futuro. Desde, é claro, que ele tenha testes automatizados,
sempre que uma mudança no core quebrar o plugin quem fez a mudança no
core já tem a obrigação de arrumar o plugin.

com plugins separados, como é com várias outras plataformas, uma nova
versão do core quebra plugins que estão espalhados pelo mundo e ninguém
fica sabendo.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>