Criaremos um noosfero!! [Minas Gerais]

Thiago Henrique Ferreira Zoroastro thiagozoroastro at riseup.net
Thu Sep 5 19:12:57 BRT 2013

Olá André Luis, tudo bem?

Para você entender o que me traz aqui, é preciso esclarecer que estou
fazendo o trabalho de ponte ou hub-tecnológico na rede de pessoas que
fazem o Forno Harmônico em São João Del Rei, oficialmente incubado na UFSJ
em 5 de setembro de 2013. (ganhamos até sala na INDETEC e tals \o/ )

Mas já vínhamos fazendo reunião faz um tempo. O Pedro Lago é quem começou
o Forno Harmônico como uma incubadora livre de massas desde a banda Pão de
Queijo On The Road, e agora estamos trabalhando para termos uma rede que
possibilite o que estamos planejando.

Um lugar propício para a Economia Criativa aplicando Creative Commons em
diversas instâncias de abertura, ou seja, crowdsourcing e abrindo também
para Financiamento por meio da divulgação e compartilhamento de produção.

Nós estamos organizando a SEMEIA para o final de Outubro, com uma semana
de capacitações para diversas coisas relacionadas à produção artística e
cultural. O problema é que a nossa inexperiência está dificultando alguns
processos, e é por isso que estou sendo aberto com vocês.

Fomos atrás da Linked Empresa Júnior e estamos fazendo contatos em busca
de parceiros para levantar esta rede, e encontramos várias pessoas nessa
cidade e inclusive um músico que mexe com PHP.

Planejamos ter o forno no ar para a SEMEIA, e estamos nos preparando desde
o final do ano passado. Conheci no FISL o iTEIA (nome super-legal, gosto
dessa coisa com a 'web'), nós entendemos a importância de vocês e iremos
de encontro a vocês se for preciso, futuramente, juntas as netsplits.

A diversidade dos noosferos me faz pensar que poderia ser possível,
inclusive, fazer cadastros unificados em algumas redes. Por exemplo: tenho
acesso ao Cirandas e ao Escambo, posso ter 'acesso direto' ao iTEIA, que
não fiz cadastro ainda, como o Facebook tem essas 'portas' para outras
redes.

Entendo também o quanto significa para vocês as redes já lançadas e em
busca de captar utilizadores. No entanto, o Forno Harmônico não se trata
de centros culturais e não é um Ponto de Cultura, mas o Escambo terá um
Ponto de Cultura cadastrado como Forno Harmônico, e nós buscaremos
mobilizar pessoas de nossa universidade no CIRANDAS e nós-mesmos o
utilizando.

Estamos em fase de criação do grupo no CulturaDigital.br que usa
WordPress, assim como nós procuraremos nos estabelecer para possibilitar
contatos e ligações com as outras redes que forem interessantes para as
trocas e levantamento de nossos trabalhos, mutuamente.

Tentei ser breve, para não lhe faltar informação e que sobre boa vontade.

Att.

Thiago

"coragem é contagiosa"

www.twitter.com/thiagozoroastro