Nova usabilidade no noosfero

Rodrigo Souto rodrigo at colivre.coop.br
Thu Aug 14 21:06:29 BRT 2014

Olá Vinicius,

Vinicius C. Brand escreveu isso ai:
> Olá Terceiro e demais,
>
>     Tivemos uma conversa aqui, eu, Bráulio, e Daniel Tygel, e achamos
> interessante a sua proposta de fazer a nova interface via plugin. Só não
> nos pareceu necessário interferir nos controllers.

>     Já estamos fazendo as propostas de redefinição de helpers, caso a caso,
> via monkey patches. Você tinha pensado outra maneira de sobrescrever os
> módulos do helper?

Redefinição de views é tranquilo de fazer via plugins por conta da infra
de view_paths que nós temos. Então sempre que uma página é renderizada
um plugin tem a oportunidade e redefinir ela pq os view_paths dele tem
prioridade.

Em relação a controllers, isso não é possível. As únicas formas que
poderiam pra ser feitas sem alterar ou escapar o controller do core seria
usar filtros em ações de controllers pra definir variáveis de instância
para as views do plugin ou, pior ainda, definir tudo que você precisa na
própria view (adeus MVC!). Como os controllers do Noosfero estão
extremamente acoplados com as views, é muito provável que eles não sejam
reutilizáveis para outras interfaces. Então a única solução minimamente
razoável que eu vejo seria o plugin redefinir os controllers através de
rotas mesmo. Isso também seria uma boa oportunidade de refatorar os
controllers.

Em relação a helpers, acho que a melhor opção é incluir eles nas views
novas, usar os métodos que funcionam e que servem ainda, corrigir no
core aqueles que exijam apenas pequenas correções e fazer helpers novos
para o resto. Não vale a pena entrar na onda de sobrecarga de método em
helper ou hotspots pra isso.

PS: lançar rails 3 e refatoração de interface tudo junto é muita emoção
pra o coração, minha gente!

Descri??o: Digital signature