Refatoração do Chat do Noosfero

Joenio Costa joenio at colivre.coop.br
Mon Aug 25 14:55:00 BRT 2014

Fala Braulio,

Vou responder alguns pontos abaixo, a minha opinião de modo geral em
relação ao XMPP é que vale a pena continuar com ele, e continuar com o
XMPP significa fazer um esforço para implementar o máximo de coisas
seguindo o protocolo e suas extensões.

Continuar com o XMPP e ficar misturando coisas do lado Noosfero, coisas
do lado do servidor XMPP vai criar uma salada que na prática faz perder
qualquer benefício de se usar XMPP.

Mas apesar disso, tenho consciencia de limitações de recurso, tempo,
prazos, etc.. E sei que o ideal nem sempre é possível, e que quem vai
implementar tem naturalmente um forte peso de decisão sobre qual caminho
tomar, então sigam aí no caminho que vocês acharem mais viável e bom
trabalho! :)

On 25-08-2014 12:37, Bráulio Bhavamitra wrote:
> Pelo que vi, e também o Victor do SERPRO falou no IRC, os formatos de
> armazenagem de chat do ejabberd não são de fácil acesso ou maduros o
> suficiente.

Não sei não, vocês avaliaram todas as opções?

> Veja por exemplo "Changed my mind, I'm gonna implement my own using a
> database back end instead of text files." em
> http://www.ejabberd.im/mod_log_chat. Parece que há outros módulos que
> também não são muito bons.

Sim, este aí não atende ao caso de arquivar histórico de mensagens, esse
aí é para "log".

Você viu o mod_archive?

* http://www.ejabberd.im/mod_archive

Ele implementa uma extensão do protocolo XMPP que ataca exatamente o
problema que estamos discutindo aqui, guardar as mensagens do chat no
lado do servidor.

> Deixo alguns pontos para usar o ActiveRecord:
>   * Facilidade

Não acho que este ponto deva ser levado em conta, uma vez que se ele
tivesse sido levado em conta no princípio nós nem teríamos entrado nessa
de implementar protocolo XMPP.

Concordo de avaliar com este critério se tomar a decisão de abandonar
aos poucos o protocolo XMPP, mas se há ainda intenção de manter o seu
uso, facilidade não deve ser considerado.

>   * Performance

Você fez teste de performance comparando XMPP com outra coisa?

>   * Independência do ejabberd

Isto é uma vantagem? Implementar XMPP hoje já garante isso, ejabberd é
um servidor XMPP, existem outros.

>   * Colocar o ejabberd como um engine de chat, que poderia ser um entre
>     outros. *Aliás, hoje de fato o XMPP é completamente inútil, pois ele
>     não interopera com outros clientes XMPP (a questão do login)*

E implementar mais coisas fora dele torna essa possibilidade ainda mais
distante.

>   * Ter em vista um *sistema de mensageria*, como o Facebook tem, *que
>     vai bem além de chat*.

Concordo! E o XMPP pode ser utilizado para isto.