temas no noosfero

Daniela Feitosa danielafeitosa at colivre.coop.br
Thu Oct 2 00:28:45 BRT 2014

Olá Raquel,

On 28-09-2014 22:17, Raquel Cordioli wrote:
> Sou nova no grupo e estou querendo aprender um pouco mais como
> funcionam os temas no noosfero.

Bem vinda :)

> Não consegui criar um novo tema a partir do base seguindo o tutorial
> do site. Não sou familiarizada com os terminais, chega uma hora que os
> comandos não funcionam mais, então estou apanhando um pouco.

Você só vai precisar usar o terminal quando for configurar o perfil ou
ambiente para usar seu tema.
Para navegar e editar os arquivos você pode usar seu navegador e editor
preferidos :)

> Acabei conseguindo acessar os arquivos utilizando o filezilla. Copiei
> os arquivos do tema "Noosfero" para um dos temas que já existiam, fiz
> as edições e fiz upload.

Quais arquivos do tema "Noosfero" vc copiou? E pq copiou para um que
existia e não para seu tema novo?

> Para os arquivos css, imagens, ok, está tudo funcionando bem. No
> entanto não estou entendendo como se comportam os arquivos .erb, não
> sei se é característica do ruby, que é total novidade para mim, não
> sei dizer o que acontece, mas minhas edições não têm efeito.

Os arquivos "html.erb" são arquivos html com código Ruby.
O tópico sobre temas estava desatualizado... atualizei, substituindo os
".rhtml" pelo "html.erb" : http://noosfero.org/Development/CreatingThemes

Esses arquivos "html.erb" do tema servem para personalizar seu tema: o
cabeçalho, rodapé, menu de navegação.

> Aparentemente ignora o meu e busca um arquivo padrão (talvez o do tema
> skyblue que eu editei).

Qual arquivo vc editou? Nada que você escreve no arquivo é mostrado na tela?

> Quando eu apago os .erb ele não busca nada, é como se não existissem
> mesmo.

Esses arquivos ".erb" não são obrigatórios nos temas.
A aplicação verifica se o arquivo existe no tema. Se não existir, não
mostra nada.

> Vi que em alguns temas esses arquivos erb são atalhos, em outros não.
> Demorei para perceber isso, inclusive.
>
> Se alguém puder me dar uma dica de onde estou me perdendo, agradeço!

Pra ficar mais fácil de ajudar, você pode empurrar seu tema para algum
lugar público (gitlab, por exemplo) e mandar o link pra cá :)
Olhando seus arquivos vai ser mais fácil pra entender..

Abraços!

--
Daniela Soares Feitosa
http://www.Colivre.coop.br/