Instalação do noosfero.

"Aurélio A. Heckert" aurelio at colivre.coop.br
Thu Oct 30 14:38:01 BRST 2014

On 30-10-2014 10:06, Max Dawis Amorim Meira wrote:
> Bom, depois coloquei o comando su e a senha de root e consegui os
> comandos anteriores (sudo apt-get install git-core), acontece que me
> veio este erro:
> max em Max-PC:~$ git clone https://gitlab.com/noosfero/noosfero.git
> fatal: destination path 'noosfero' already exists and is not an empty
> directory.
> max em Max-PC:~$ cd noosfero
> max em Max-PC:~/noosfero$ git checkout master
> fatal: Unable to create '/home/max/noosfero/.git/index.lock':
> Permiss?o negada
>
> Aguém me ajuda por favor?

Vix... parece que você misturou um bocado de coisa... :-)

Bom quando um processo dá errado e vc decide refazer do zero, é
fortemente recomendável apagar todos os dados envolvidos. (Recomeçar do
zero de verdade)

Eu aposto que o erro de permissão no seu .git/index.lock é devido a
primeira tentativa de fazer como root, agora o root é dono do dir
noosfero e seu usuário não consegue mudar nada lá dentro.

Apague o dir noosfero (como root) e faça o "git clone" novamente como max.

*Sobre o sudo*

Cara, não use "su" quando vc pretende usar "sudo". Pela história parece
que vc não conhece o comando sudo... sudo te possibilita executar uma
tarefa (comando) como root (irmã de Raquel) dentro de uma politica de
restrição configurada para o sistema.

Pessoas com permissão de sudo não precisam conhecer a senha de root. E
isso é especialmente bom quando certas pessoas só podem usar sudo para
certos comandos. Em casa isso é bom para manter as boas práticas,
reduzir o risco de comandos desnecessários como root pelo uso de su, e
reduzir o numero de senhas roubadas quando seu "brodi" instalar um
keylogger na sua máquina.

Para dar poder de sudo ao seu usuário o caminho simples e adequado é
adiciona-lo ao "grupo sudo"

|# adduser max sudo|

(tem que rodar como Rute)

Se quiser ser adivancedhardcore, vc pode adicionar uma configuração de
sudo em "/etc/sudoers.d/minhaconfig". (não recomendo... pura perda de
tempo em comp pessoal)

é isso.

Como Raul dizia: tente outra vez!
Estamos na espera. ;-)