Noosfero usando https

Bráulio Bhavamitra braulio at eita.org.br
Wed Apr 22 18:24:16 BRT 2015

Oi Ewout!

> Ontem o Rodrigo e eu colocamos a instância do Stoa do Noosfero atrás de
> SSL:
>   https://social.stoa.usp.br
> Issues:
>  * quem incorporou javascript (via iframe) nos seus posts ou páginas vai
> ter que re-fazer: browsers não gostam de mostrar javascript servido usando
> http num site https. No caso de slideshare, pelo menos, é simples: colocar
> um s atrás do http no código embed:
> https://social.stoa.usp.br/ewout/blog/sistemas-de-ti-na-usp-e-no-ifusp

Sim, melhor que mudar para https é usar o //social... O // usa o protocolo
da página.
Uma coisa a se pensar é ter um script para mudar isso em todos os conteúdos
da rede de modo automatizado. Essa demanda também existe quando o cara muda
seu identificador: aí precisa mudar os links.

Outra questão de usar https é usar junto com ele o spdy e http2 para
acelerar o carregamento da página, pois o https sozinho precisa do dobro de
roundtrips comparado ao http, ou seja, a latência do site dobra.
Que conheço, só o nginx suporta o spdy. Um exemplo de configuração:
https://github.com/coletivoEITA/noosfero-cookbook/blob/master/templates/default/nginx.conf.erb#L72

>  * imagens incorporados de sites de terceiros os browsers mostram, mas os
> browsers dizem que o site não é mais segura.

Chatice mesmo...

> [...]
> https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=social.stoa.usp.br
>  * Parece que o pound usa criptografia obsoleto (segundo Chrome):
> http://security.stackexchange.com/questions/83831/google-chrome-your-connection-to-website-is-encrypted-with-obsolete-cryptograph
> . As instruções de SSL
> https://gitlab.com/noosfero/noosfero/blob/master/INSTALL.https.md podiam
> incluir "boas práticas" para a linha Ciphers em /etc/pound/pound.cfg .
> Porém, é importante que alguém teste isso bem, para que tudo funciona em
> todos os browsers (inclusive, iOS, Android).

Não é obsoleta, mas insegura. Foi encontrada uma falha de segurança
incorrigível no SSL, o jeito é ir para o TLS. A correção seria uma nova
versão do SSL, o que é inviável.

>  * O próprio Noosfero gera links hardcoded para http://dominio/. Do jeito
> que configuramos o pound (redireciona tudo para https) isto é tão visível
> para o usuário, mas fica estranho de qq maneira. O Rodrigo abriu um issue
> para registrar lugares onde isto acontece:
> https://gitlab.com/noosfero/noosfero/issues/57

Sim, tinha um merge request antigo que fiz para que o noosfero gere URLs
https para um determinado domínio, mas o terceiro tinha feito algo mais
simples usando o //. Teria que revisitar isso...

Uma outra alternativa, que adotamos no cirandas, é deixar o http e o https
independentes, ou seja, nem um nem outro redireciona para o outro. Isso é
bom para esse momento de transição onde as coisas em https ainda tem
problemas que não tem no http.

Esse redirecionamento também deixa a coisa mais lenta para o usuário.

abraços!
bráulio

> Ewout
>
> http://social.stoa.usp.br/ewout <http://stoa.usp.br/ewout>
> F. 30916696

"Lute pela sua ideologia. Seja um com sua ideologia. Viva pela sua
ideologia. Morra por sua ideologia" P.R. Sarkar

EITA - Educação, Informação e Tecnologias para Autogestão
http://cirandas.net/brauliobo
http://eita.org.br

"Paramapurusha é meu pai e Parama Prakriti é minha mãe. O universo é meu
lar e todos nós somos cidadãos deste cosmo. Este universo é a imaginação da
Mente Macrocósmica, e todas as entidades estão sendo criadas, preservadas e
destruídas nas fases de extroversão e introversão do fluxo imaginativo
cósmico. No âmbito pessoal, quando uma pessoa imagina algo em sua mente,
naquele momento, essa pessoa é a única proprietária daquilo que ela
imagina, e ninguém mais. Quando um ser humano criado mentalmente caminha
por um milharal também imaginado, a pessoa imaginada não é a propriedade
desse milharal, pois ele pertence ao indivíduo que o está imaginando. Este
universo foi criado na imaginação de Brahma, a Entidade Suprema, por isso
a propriedade deste universo é de Brahma, e não dos microcosmos que também
foram criados pela imaginação de Brahma. Nenhuma propriedade deste mundo,
mutável ou imutável, pertence a um indivíduo em particular; tudo é o
patrimônio comum de todos."
Restante do texto em
http://cirandas.net/brauliobo/blog/a-problematica-de-hoje-em-dia