Tweak para deixar noosfero em modo somente-leitura

Rodrigo Souto rodrigo at colivre.coop.br
Thu Nov 5 17:25:17 BRST 2015

Olá pessoal,

Algumas pessoas me pediram pra divulgar como eu faço para deixar o
noosfero em modo somente-leitura, então decidi divulgar aqui.

Esse método não é a forma adequada/elegante, mas é simples e funciona
razoavelmente bem. Faça:

1. Pare o Noosfero.
2. Acesse o banco e execute:
  ALTER DATABASE noosfero SET default_transaction_read_only = true;
3. Comente o conteúdo do arquivo config/initializers/person_notification.rb
4. Comente o conteúdo do método Article#hit.
5. Levante o Noosfero.

Com isso, boa parte do noosfero deve estar acessível, agora qualquer
operação que o usuário tentar fazer que tente mexer no banco vai dar
crash.

Para voltar para modo leitura-escrita faça:

1. Pare o Noosfero.
2. Acesse o banco e execute:
  BEGIN ;
  SET transaction READ WRITE;
  ALTER DATABASE noosfero SET default_transaction_read_only = false;
  COMMIT;
3. Descomente os comentários feitos na etapa anterior.
4. Levante o Noosfero.

--
Rodrigo Souto <rodrigo em colivre.coop.br> :: 55 71 8131-7714
Um anexo n?o-texto foi limpo...