Primeiro nome do usuário no Cabeçalho

Valessio Brito contato at valessiobrito.com.br
Thu Sep 10 17:36:58 BRT 2015

Em algum momento, lista ou IRC;  alguém já havia respondido isso para mim;
Enfim,  como não aprendi e não anotei, estou aqui novamente;

No cabeçalho de um tema, header.html.erb

Gostaria de chamar o primeiro nome do Usuário;
Problema 1:  O campo nome é um único input, logo o usuário preenche
mais de 1 palavra;  precisa pegar somente o primeiro nome;  Ex.
Valessio Brito,   pega "Valessio"

Problema 2: O código abaixo apresenta o nome da comunidade, ou seja,
gostaria que o resultado fosse somente o nome do usuário logado;   Não
estando logado, vai mostrar outra palavra. "Você".

Alguém consegue ajudar fixando essa parada?

<% if logged_in? && profile && (profile == user ||
profile.admins.include?(user))

#{profile.identifier}

end %>