nome e email em commits

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Tue Sep 15 17:16:23 BRT 2015

Pessoal,

É muito importante pra gente manter um histórico quem já colaborou com o
Noosfero, e pra isso a gente usa os nomes e emails registrados nos
commits, tanto no campo autor, como no corpo da mensagem de commit,
usando as linhas Signed-off-by que todo mundo já viu. A nossa lista de
colaboradores atualmente contém quase 150 pessoas, e pode ser vista
aqui:

https://gitlab.com/noosfero/noosfero/raw/master/AUTHORS.md

Acontece que volta e meia a galerinha manda commits com o git
desconfigurado (incluindo emails root at ...), emails com erro de
digitação, etc, e isso me obriga a ter um certo trabalho mantendo
scripts pra normalizar os nomes e emails. Por diversão, dê uma olhada em
https://gitlab.com/noosfero/noosfero/blob/master/script/authors.sed e
procure pelo seu nome.

Toda vez que você manda um commit com um nome ou email incorreto, você
me força a atualizar esse script durante o release, e me faz sofrer. Se
você não quiser me fazer sofrer, por favor:

- *LEIA* o seu commit antes de mandar (você já deveria estar fazendo
  isso pra revisar o seu próprio código antes de submeter), e confira
  que os nomes e emails estão OK.

- quando estiver usando Signed-off-by: para listar commits com múltiplos
  autores, por favor evite digitar manualmente nomes e emails de pessoas
  que já estão listadas no AUTHORS.md. Excepcionalmente neste caso,
  copiar e colar são seus amigos.

- quando estiver revisando código dos outros, tente prestar atenção
  nisto, se possível.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>