[Oid12] Relato reunião em Belém

Mariel Zasso mariel at softwarelivre.org
Mon Sep 9 13:02:44 BRT 2013


Olá,

segue a memória da reunião realizada em Belém no dia 4 de setembro. Aproveito para avisar que já temos nova página no Facebook (foi preciso esse remanejo para que ela sirva também para os próximos anos): https://www.facebook.com/OficinaInclusao

A atualização do site será providenciada ao longo da semana.

Abraços,

-- 
Mariel Zasso <mariel at softwarelivre.org>


*Reunião 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, Belém, 4 de setembro de 2013.*


Presentes: Ricardo Fritsch, Sady Jaqcues, Felipe Santos, Tavares, Alexandre Mesquita, Vilmar Simioni, Maurício Falavigna, Beá Tibiriçá, Paulo Lima, Rodrigo Troian e Mariel Zasso.


Tavares: discussões e informes de caráter administrativo:

1) Museu da república não vai rolar. Outros espaços públicos de Brasília não tem datas, a não ser bem perto do natal, o que torna inviável pelos preços das passagens, entre outros.

Tavares pesquisou e descobriu a Associação Médica Brasiliense, que tem um auditório para 400 pessoas, mais um terraço externo para 3000 pessoas, e duas salas menores para 100 e 200 pessoas.

Sobre questão técnica, a princípio a única dificuldade desse espaço seria aumentar a banda da internet. Tavares vai conversar com o Serpro a respeito. Haverá uma visita técnica na próxima segunda-feira, dia 9, com Jane, Luis da Office e Tavares.

Paulo Lima fala de uma solução para a rede com balões e rádio, e de uma possível parceria com a empresa Neger. Entrarão em contato.


2)Proposta de data: de 11 a 13 de dezembro, começando no dia 11 à tarde e terminando no dia 13 no início da tarde. 
	

3)Orçamento estimado: 1 milhão e meio, com tudo incluído: hospedagem, passagem, alimentação, transfer, produção e aluguel do espaço.


4)Captação (valor sinalizado): com otimismo, temos 1 milhão sinalizado. Falta 500 mil, ainda temos que conversar com o CGI.br para ver quanto investirão, se tanto quanto o ano passado (é o que pediremos) ou menos. Mais já sabemos que não será possível.

Outras possíveis fontes seriam o MEC e a Câmara de Inclusão Digital.


5) Beá fala de um Seminário de Cidades Digitais que a Secretaria de Inclusão Digital está encomendando em parceria com Marcelo Saldanha, e sugere que abriguemos esse evento dentro da programação da Oficina.


6)Sobre contrapartidas, Tavares comenta que no espaço pensado não seria possível fazer feira de exposições, então teríamos que jogar com coisas como nome de sala, banners e afins. Mariel comenta que é possível oferecer contrapartidas de comunicação, como entrevistas na rádio ou tv software livre, matérias no site e na newsletter.


7) Beá fala da necessidade de se atualizar as páginas nas redes sociais. Mariel explica os contratempos (não conseguir mudar de nome no Facebook, etc) e avisa que está providenciando as alterações. 


8) Ricardo fala da Oficina de 2014, e da sugestão de fazer paralelamente ao Fisl Belém, caso ocorra (já que Belém não será sede da Copa). Os demais aprovam a sugestão.


9) Maurício pontua a preocupação de atentar sobre a Participação Social nas ações e no temário. Beá comenta que já foi comentado com o Poppi, e há uma sugestão do Cardápio de Participação Social: apresentar as plataformas participatórias, as redes e possibilidades de articulação em rede para participação, tanto para o governo quanto para a população, como por exemplo o Participatório. 


10) Alexandre Mesquita pergunta se no valor do orçamento já está incluído a taxa administrativa da ASL e o prejuízo do ano passado. Tavares confirma que sim, está.


11) Tavares fala das listas de participantes, e da urgência de fechar isso o quanto antes para comprar passagens mais baratas. A sugestão é que seja aberta uma chamada de bolsistas, como o CGI.br faz com o Fórum da Internet.

Quando? Até o final de setembro o site tem que estar no ar, com a chamada pública, e a decisão de quem virá será divulgada até a metade de outubro, juntamente com os critérios de seleção.


12) Projeto para CGI.br: CGI.br precisa receber o projeto executivo já nos moldes deles (incluindo detalhamento do que a grana deles cobriria, como aprendemos no ano passado) até 13 de setembro, para que isso entre na pauta do dia 20 de setembro. Em outubro não haverá reunião, então é imprescindível que cumpramos este prazo se quisermos ter o dinheiro antes do evento começar.

13) Temário: o encaminhamento foi o seguinte: Beá listará uma sugestão de principais temas e compartilhará na semana do dia 9 para discussão na lista.




More information about the Oid12 mailing list